Sistema Ocemg recebe cooperativistas do Ceará no primeiro Portas Abertas do ano
09/04/2025
Na primeira edição do Programa Portas Abertas 2025, o Sistema Ocemg recebeu em sua sede, em Belo Horizonte, representantes do Sistema OCB/CE. Os cooperativistas cearenses conheceram iniciativas e programas da Casa do Cooperativismo Mineiro e os resultados dessas ações para a competitividade das cooperativas do Estado.
A delegação cearense, composta por quatro representantes, foi recebida pelo superintendente do Sistema Ocemg Alexandre Gatti Lages, que apresentou as principais estratégias da entidade para o fortalecimento do cooperativismo em Minas Gerais, incluindo programas de capacitação e formação, apoio à gestão das cooperativas e iniciativas voltadas à governança e sustentabilidade.
“A força do cooperativismo mineiro se reflete na sua representatividade econômica e social. O setor movimenta R$ 127,9 bilhões e representa 12,6% do PIB estadual, reunindo mais de 3,2 milhões de mineiros, cerca de 47% da população do Estado. Nossa missão é impulsionar esse modelo de negócios por meio de qualificação, inovação e governança, promovendo um crescimento sustentável”, destacou Gatti.
Capacitação e desenvolvimento
Durante a apresentação no Portas Abertas, Gatti destacou o compromisso do Sistema Ocemg com a qualificação contínua das cooperativas mineiras e citou iniciativas como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o Programa Liderar e as missões internacionais de capacitação.
“Ao proporcionar experiências como as formações na Lisbon Business School e na University of Philadelphia, garantimos que as lideranças cooperativistas de Minas Gerais tenham acesso às mais modernas tendências globais e ampliem sua visão estratégica por meio da interação com especialistas de diferentes países”, explicou o superintendente.
Responsabilidade social
Outro destaque do encontro foi o Dia C, o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil. Criada pelo Sistema Ocemg em 2009 e replicada para todo o país, a iniciativa mobiliza cooperativas e seus colaboradores em ações que já impactaram mais de 30 milhões de pessoas em todo o país. “O Dia C não é apenas uma data comemorativa, mas um programa contínuo que fomenta o voluntariado e o impacto social das cooperativas onde elas atuam. A cada ano, conseguimos mobilizar mais pessoas e ampliar nosso alcance, demonstrando que o cooperativismo vai além dos negócios: ele transforma vidas”, afirmou Gatti.
MinasCoop Energia
As ações de sustentabilidade do cooperativismo mineiro também foram apresentadas à delegação de cooperativistas do Ceará, com destaque para o MinasCoop Energia, projeto inovador do Sistema Ocemg que alia sustentabilidade e impacto social. O programa incentiva e apoia as cooperativas mineiras na construção de usinas fotovoltaicas para suprir suas demandas energéticas, com doação de parte dessa energia para entidades filantrópicas do Estado. Recentemente, o projeto ganhou um novo braço social.
“Além de apoiar entidades assistenciais, o MinasCoop agora contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida de dez famílias do Norte de Minas. Por meio do arrendamento de suas terras para instalação de placas fotovoltaicas, essas famílias passaram a ter uma fonte de renda fixa, garantindo mais segurança e qualidade de vida”, explicou o superintendente.
Trocas cooperativas e expectativas superadas
Os representantes do Sistema OCB/CE elogiaram as iniciativas do Sistema Ocemg e destacaram a importância do Programa Portas Abertas para o desenvolvimento do cooperativismo em todo o país por meio da troca de experiências e da intercooperação.
“Buscamos referências dentro do Sistema OCB e o modelo de gestão do Sistema Ocemg se destacou categoricamente. Nossa intenção era entender como aprimorar processos internos, especialmente na área de licitações, mas a experiência foi muito além do esperado. A estrutura organizacional do Sistema Ocemg nos impressionou e trouxe ideias valiosas para aplicarmos na OCB/CE”, destacou o gerente de processos corporativos da entidade, André Fontenelle.
O intercâmbio cooperativista com o Sistema Ocemg foi tão enriquecedor que a delegação cearense decidiu prolongar a estadia em Belo Horizonte por mais um dia para aprofundar conhecimentos na área de licitações, na qual o cooperativismo mineiro tem grande domínio.
O gerente de Licitações e Compras do Sistema Ocemg, Robert Martins Santos, apresentou aos colegas do Sistema OCB/CE uma nova abordagem para a gestão interna, mais ágil e eficiente. “Acreditamos ser possível simplificar muitas etapas, reduzir a burocracia. Conversamos detalhadamente sobre esses processos e eles levaram diversas apostilas e um acervo de documentos para aplicarem esse conhecimento na sua Organização Estadual”, destacou.
Sistema Ocemg