Unicopas realiza Seminário Estadual de Fortalecimento dos Empreendimentos de Economia Solidária, em São Paulo
09/04/2025
O Seminário de Fortalecimento dos Empreendimentos da Rede Unicopas e da Economia Solidária do Estado de São Paulo acontece nos dias 15 e 16 de abril e discute estratégias e soluções inovadoras para as associações e cooperativas agroindustriais da agricultura familiar, da reforma agrária, da reciclagem popular e da economia solidária.
Este será um espaço para conclusão da construção coletiva do planejamento estratégico da instituição, moldado na troca de saberes e focado no fortalecimento das iniciativas da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) que aglutinam a suas centrais: Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), Unicatadores (União Nacional de Catadoras e Catadores do Brasil) e Unicrab (União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil).
“Cada Estado tem a sua conjuntura de luta e de militância para o fortalecimento do cooperativismo solidário. Para a Unicopas e suas quatro centrais, com atuação no campo e na cidade, este será um momento muito importante para construir novas estratégias, pensar novas políticas e dar continuidade à luta de classes. Este é mais um passo dado para estabelecer conexões locais em São Paulo e com as nossas centrais como um todo”, destaca Claudete Costa, presidenta da Unicopas.
Os empreendimentos solidários, em suas diversas frentes de atuação como agricultura familiar, reforma agrária, catadores e catadoras de materiais recicláveis, empresas recuperadas pelos trabalhadores e trabalhadoras, assim como diversos outros segmentos da economia solidária, desempenham papel crucial na segurança alimentar, na geração de trabalho e renda, na preservação ambiental e na promoção da equidade social. No entanto, essas iniciativas enfrentam diversos desafios, como o acesso a crédito, infraestrutura limitada, falta de tecnologia e inovação, dificuldade de acesso a mercados e políticas públicas, carência de capacitação e formação, políticas e legislação inadequadas ou insuficientes, além da vulnerabilidade a eventos climáticos e desastres naturais.
Cooperativismo solidário no estado
“O cooperativismo solidário aqui no estado de São Paulo tem várias nuances. Existem vários setores, vários empreendimentos, de diversos segmentos. Um grande desafio está no setor de catadores. Precisamos pensar em legislações que facilitem a parceria desses grupos organizados com as prefeituras e discutir a questão dos resíduos e a sua destinação”, enfatiza Isnaldo Lima, diretor-presidente da Unisol São Paulo.
Lima também destaca desafios em outros setores do cooperativismo solidário. “Precisamos organizar o setor de artesanato e costura. Fortalecer esses grupos, com uma organização mais eficaz. Temos também a questão da agricultura familiar, onde tivemos um avanço muito significativo. A Unisol conseguiu reunir três regiões que estão se articulando, trabalhando em rede e acessando as políticas públicas, com produtos da agricultura familiar na alimentação escolar. Já temos como diretriz avançar para todo o Estado esse modelo de organização para que as prefeituras comprem da agricultura familiar, para que os produtores consigam acessar essas políticas públicas”.
Parcerias e fortalecimento
A Unisol avalia que é preciso avançar no fortalecimento de espaços de comercialização, organização da gestão dos empreendimentos e de processos formativos contínuos, além de avançar “melhorando a legislação para reconhecer os empreendimentos de economia solidária como um ramo econômico importante para o Brasil”.
É diante deste cenário que a Unicopas realiza o Seminário de Fortalecimento dos Empreendimentos da Rede Unicopas e da Economia Solidária do Estado de São Paulo, para constituir um ambiente formativo e de compartilhamento de experiências entre os empreendimentos da Rede Unicopas e da Economia Solidária, com o setor público local e federal, e com as entidades de apoio da sociedade civil do Estado de São Paulo.
O Seminário integra as ações do Programa “Inclusão Produtiva de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social”, do Ministério do Trabalho e Emprego, no âmbito da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES/MTE), e conta com recursos de emenda parlamentar, do deputado federal Nilto Tatto, visando o fomento e fortalecimento da economia solidária, associativismo e cooperativismo no estado de São Paulo.
Serviço
Evento: Seminário Estadual de Fortalecimento dos Empreendimentos da Rede Unicopas e da Economia Solidária do Estado de São Paulo
Data: 15 e 16 de abril de 2025
Local: San Raphael Hotel – São Paulo (SP)
Contato para imprensa: [email protected]
Unicopas