Newsletter
Notícias

Sistema OCB/PA sedia primeira reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo e inicia agenda estratégica para o setor no Pará

15/04/2025

O cooperativismo paraense deu um importante passo rumo à consolidação de políticas públicas voltadas ao setor com a realização da primeira reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo do Pará (CECOOP) em 2025. O encontro aconteceu na última quinta-feira (10), na sede do Sistema OCB/PA, e reuniu representantes de dez instituições, entre órgãos públicos, entidades de classe e o Poder Legislativo.

A reunião foi conduzida e aberta pela diretora de Cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Luziane Sena, e teve a presidência do secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, e da conselheira titular da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Silvia Reis, também coordenadora de Empreendedorismo e Economia Solidária da secretaria. O momento foi marcado por apresentações institucionais dos membros do Conselho, promovendo integração e troca de informações entre os representantes.

Durante a programação, a assessora jurídica do Sistema OCB/PA, Nelian Rossafa, realizou uma apresentação institucional sobre o cooperativismo, ressaltando sua importância para o desenvolvimento sustentável do Pará, a geração de emprego e renda e o fortalecimento das economias locais. Atualmente, o estado conta com mais de 200 cooperativas ativas.

A reunião contou também com a presença do deputado estadual Fábio Freitas, titular da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), reforçando o compromisso do Poder Legislativo com o fortalecimento do cooperativismo no estado.

Representando o Sistema OCB/PA, o presidente Ernandes Raiol reforçou a importância da atuação integrada entre os membros e do fortalecimento do Conselho como instrumento estratégico para impulsionar o cooperativismo no estado. “Estamos hoje reunidos aqui na sede da OCB Pará, onde foi realizada a nossa primeira reunião do Conselho Estadual do Cooperativismo de 2025, uma reunião estratégica onde tivemos a presença de diversos parceiros e discutimos o futuro do cooperativismo e as estratégias que vamos usar daqui para frente, neste sentido do Conselho ser uma ferramenta para as cooperativas do Estado do Pará”, afirmou o presidente.

Durante a reunião, a presidente da Associação Comercial do Pará e titular do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER/PA), Elizabeth Grunvald, também destacou a relevância do momento para o fortalecimento do setor. “Nós estamos super felizes, finalmente o Conselho sai do papel. É a primeira reunião ordinária hoje. O sistema cooperativista é muito importante para a geração de emprego e renda no Pará. Hoje, nós somos referência no Brasil e é fundamental que a gente estruture este regimento, que discuta o Fundo Estadual do Cooperativismo, porque sem recursos, o Conselho não consegue desenvolver ações. É uma formação tripartite de secretarias e entidades muito importante. Estou animada e feliz, porque esse é o nosso futuro, a cooperativa é o futuro, e precisamos fortalecer cada vez mais esse sistema.”, destacou a conselheira.

A diretora de Cooperativismo da Sedeme, Luziane Sena, também reforçou a importância da iniciativa ao avaliar os propósitos e expectativas do grupo. “O objetivo do conselho é justamente reunir essas instituições para que, dentro desse espaço, possamos discutir soluções para o desenvolvimento das nossas cooperativas no estado do Pará. É muito importante o Conselho, essas reuniões e discussões, para que possamos entender e compreender as dificuldades e demandas das cooperativas e, assim, trazer soluções concretas para fortalecer ainda mais o cooperativismo no nosso estado”, explicou a diretora.

A titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Flávia Cristina, também destacou o papel estratégico das cooperativas na execução das políticas públicas, especialmente na alimentação escolar. “As cooperativas são de extrema importância, primeiro porque temos uma obrigação legal a cumprir, que é a Lei 11.947, que determina que, pelo menos, 30% da alimentação escolar venha da agricultura familiar. Como nossos quantitativos são em toneladas e atendemos, em média, quase 800 mil alunos em todo o Pará, temos que comprar de cooperativas. No entanto, ainda enfrentamos dificuldades, pois há produtos que não conseguimos adquirir de cooperativas que não estão tão bem estruturadas no estado. Por isso, participar desse conselho é essencial, pois aqui vamos entender melhor o que é o cooperativismo e como podemos nos aproximar dessas cooperativas”.

Joel Linhares, presidente da cooperativa Cooafra e membro do CECOOP, reforçou a relevância do espaço para as cooperativas em estágio inicial e com demandas urgentes. “Para a gente da Cooafra é um privilégio poder ser membro desse conselho. Temos muitas demandas das nossas cooperativas, que são emergentes e estão começando agora. Esse conselho certamente vai conseguir abrir espaço dentro do Governo do Estado, especialmente em secretarias que geralmente têm dificuldades de relacionamento com as nossas cooperativas. A gente fica otimista em saber que esse diálogo pode realmente melhorar a vida dos nossos cooperados e fortalecer nossas cooperativas.”, ressaltou.

Com a primeira reunião realizada, o CECOOP inicia um novo ciclo de articulação em prol do crescimento do cooperativismo no Pará, com foco em inclusão produtiva, diálogo institucional e construção de políticas públicas efetivas para o setor.

Sistema OCB/PA

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.