Notícias
Unicafes participa de oficina sobre Sistemas Alimentares e Clima
15/04/2025
Nos dias 14 e 15 de abril de 2025, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) participa da Oficina de Trabalho sobre o Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima para as Políticas Públicas, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Universidade de Brasília (Opsan/UnB) e o Instituto Clima e Sociedade (iCS).
A oficina teve como objetivo criar um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva com representantes do governo, da sociedade civil, da academia e de organismos internacionais. O foco central da atividade foi contribuir com a elaboração do Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima, que orientará políticas públicas voltadas à integração entre segurança alimentar, inclusão social, sustentabilidade ambiental e enfrentamento das mudanças climáticas.
Durante a programação, foram apresentados e discutidos os princípios e premissas do documento em elaboração, além da sistematização das contribuições recebidas até o momento. A dinâmica da oficina incluiu sessões plenárias, trabalhos em grupo e encaminhamentos para a consolidação de propostas concretas.
A presença da Unicafes reforça seu compromisso com os debates nacionais e internacionais sobre as mudanças climáticas, representando os interesses das cooperativas da agricultura familiar na construção de soluções baseadas na natureza, segurança alimentar, justiça climática e desenvolvimento territorial sustentável.
A Unicafes permanece engajada em contribuir ativamente para a formulação de políticas públicas estruturantes que promovam a transição ecológica e a valorização das economias locais e dos sistemas alimentares justos e inclusivos em todo o território brasileiro.
Unicafes