Newsletter
Notícias

INCUBCOOP: Parceria entre Sistema OCB/PA, UFPA e CRC fortalece cooperativas com prestação de serviços contábeis

22/04/2025

O projeto INCUBCOOP, é uma iniciativa do Sistema OCB/PA em parceria com a FACICON-UFPA e o CRC-PA, que visa oferecer suporte técnico, contábil as cooperativas em fase de constituição ou que estão em atividade no mercado, mas que, por estarem no início não conseguem manter uma assessoria contabil.

Lançado em 2019, o projeto conta hoje com 16 cooperativas dos ramos agropecuário e trabalho, prestação de bens e serviços. Tem como objetivo promover o equilíbrio financeiro e a segurança contábil dessas cooperativas, auxiliando em suas obrigações fiscais tributárias, contábeis, societárias e trabalhistas. Por meio de acordo de cooperação técnica com a UFPA, o projeto conta com a participação de estagiários universitários que trabalham em conjunto com a equipe técnica do Sistema OCB/PA e profissionais voluntários da área de contabilidade vinculados ao CRC, para garantir os serviços dentro da legalidade.

De acordo com o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o cooperativismo desempenha um papel fundamental na economia do Pará, promovendo geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável. No entanto, muitas cooperativas, especialmente as de menor porte e as recém-criadas, enfrentam desafios no cumprimento das exigências legais e contábeis. “O INCUBCOOP surgiu para suprir essa demanda, auxiliando essas organizações na sua estruturação e gestão financeira. Nosso foco são cooperativas de menor porte financeiro, especialmente aquelas atuantes nos ramos da agricultura familiar, produção de bens e serviços, mineral e transporte”, destacou o presidente.

“Esse é um projeto de impacto social e econômico, contábil-administrativo, mas também de produção e de comercialização, com desdobramentos que impactam ambientalmente de forma positiva a localidade na qual essas cooperativas estão inseridas. Com papéis bem definidos de cada entidade participante, o que proporciona um maior alcance”, comentou o professor Anderson Pires.

Em pouco mais de 4 anos da sua implantação, diversas cooperativas colhem os frutos do suporte oferecido pelo INCUBCOOP. Um exemplo é a COOPASMIG, que conseguiu otimizar sua gestão contábil e melhorar sua sustentabilidade financeira. Outras cooperativas beneficiadas incluem a COAPEMI, na agricultura familiar e a ÚNICA, que reúne profissionais das áreas de engenharia de pesca e ambiental.

Duante o período de participação no programa as cooperativas pagam um valor simbólico para manter os serviços. O projeto disponibiliza uma série de serviços essenciais para as cooperativas participantes pelo período de dois anos. Atualmente, quinze cooperativas recebem o suporte do programa.

Como parte do programa as cooperativas conseguem ter acesso a todos os serviços de assessoria contábil na área fiscal, tributária e departamento pessoal, bem como assessoria jurídica quando necessário. Além disso, seus dirigentes e cooperados recebem capacitação para no final do período de incubação estarem aptos para uma gestão planejada com rotinas administrativas implantadas. 

“Também atendemos a diversos grupos, independente do ramo, que querem se constituir em uma sociedade cooperativa que vai desde uma palestra sobre o negócio cooperativista, participação na assembleia de constituição até a finalização do processo com seus documentos chancelados na Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA) e demais inscrições necessárias para o início imediato de suas atividades comerciais oferecendo um serviço célere dentro das normativos da legislação cooperativista, concluiu a coordenadora do projeto, Maurília Maciel.

O responsável técnico pelo projeto, Fabiano Oliveira, destaca que desde a criação, muitas cooperativas nasceram, se desenvolveram e saíram estruturadas do projeto com seus gestores capacitados com conhecimento técnico para gerir os trabalhos. Além disso, o projeto abrange a capacitação dos estagiários que atuam nos atendimentos. “Além de prestar assessoria técnica e contábil para as cooperativas, o INCUBCOOP também tem a função de capacitar os estagiários a se tornarem profissionais qualificados para atuar nas cooperativas. Com isso, muitos dos nossos estagiários conseguiram trabalho em cooperativas por adquirirem conhecimento técnico em nosso projeto”, pontuou Fabiano.

Sistema OCB/PA

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.