Newsletter
Notícias

4 cases de inovação de cooperativas capixabas para você se inspirar

22/04/2025

Você sabia que oito a cada 10 cooperativas implementaram pelo menos um projeto de inovação entre 2022 e 2023? É o que aponta a segunda edição da Pesquisa de Inovação no Cooperativismo Brasileiro, desenvolvida pelo Sistema OCB.

O estudo mostrou que as coops executaram uma média de 3,6 projetos naquele período, e os principais setores impactados pelas inovações foram os de marketing e comunicação externa, atendimento aos clientes, tecnologia e comercial.

O ganho de agilidade em procedimentos internos foi o principal impacto positivo percebido, citado por 46% das cooperativas entrevistadas. Além disso, as cooperativas reconhecem que a inovação é fundamental: em uma escala de 0 a 10, a média de importância atribuída ao processo foi de 9,6.

O cenário promissor aferido no cooperativismo brasileiro reflete a realidade que vem se consolidando no Espírito Santo. O estado possui 112 cooperativas registradas no Sistema OCB/ES, que reúnem 832 mil cooperados e geram 11,8 mil empregos diretos. Os dados são da edição de 2024 do Anuário do Cooperativismo Capixaba.

As cooperativas capixabas implementam a inovação de forma criativa e estratégica, solucionando dores do seu público e encontrando oportunidades em nichos de mercado que ainda não estavam explorando.

A seguir, veja quatro cases de inovação para você se inspirar e entender cada projeto funciona!

Nater Coop cria loja de conveniência autônoma 24h

A cooperativa agropecuária Nater Coop inovou ao criar uma loja de autoatendimento 24h em Santa Maria de Jetibá, município da região Serrana do Espírito Santo. O espaço, chamado Box Conven On, foi inaugurado no dia 4 de março deste ano e oferece acesso rápido e prático a diversos itens básicos de consumo, como alimentos e produtos de higiene.

A loja autônoma fica em um lugar estratégico: ao lado do supermercado Rede Nater da cooperativa. Para acessar o ambiente, basta baixar o app Conven On no celular (disponível tanto para Android quanto para IOS), fazer o cadastro e validar um cartão de crédito; e ler o QR Code exibido na porta de entrada.

Após a liberação do acesso, é possível comprar itens apontando o leitor do aplicativo para o código de barra dos produtos. Para sair, é só ler o QR Code na porta novamente. Se preferir, veja o passo a passo em vídeo.

Cooabriel alia apicultura a lavouras de café

Pensando em diversificar sua cadeia produtiva e investir em uma cultura sustentável, a maior cooperativa de café conilon do mundo instalou um apiário em sua fazenda experimental, em São Domingos do Norte. Estamos falando da Cooabriel, com sede em São Gabriel da Palha.

O projeto saiu do papel em junho de 2024 e alia a apicultura à produção de café conilon na região. Mas como é possível que uma atividade beneficie a outra? Por meio da polinização das flores do café, pois estudos sugerem que a presença de abelhas perto de lavouras aumenta a produtividade do cultivo.

Em sua primeira fase, o apiário contava com 30 colmeias, que agora estão em processo de multiplicação. Além de servir como espaço de estudo e capacitação para cooperados interessados em produzir mel, o local também permite avaliar as potencialidades econômicas desse nicho.

Em dezembro de 2024, foi realizado o Primeiro Encontro de Apicultores da Cooabriel.  O evento reuniu cerca de 70 produtores rurais, interessados tanto em iniciar quanto em expandir a atividade dentro de suas propriedades.

Café Hall Sicoob gera conexões mais humanas

Autonomia digital é ótimo, mas tem coisa que funciona melhor olho no olho, concorda? O relacionamento interpessoal é marca registrada do cooperativismo, e o Sicoob Espírito Santo potencializou esse diferencial ao abrir cinco unidades do Café Hall Sicoob no estado.

Os ambientes são abertos para todo o público, inclusive para quem não é cooperado. Neles, você encontra serviços de cafeteria, espaços de coworking, salas de reunião e eventos e até uma agência que oferece todos os produtos e serviços da instituição financeira.

As unidades estão localizadas em cinco pontos: uma no prédio da Findes, em Vitória; uma na sede da Fecomércio, também em Vitória; uma no Shopping Boulevard, em Vila Velha; uma na Associação dos Empresários da Serra (Ases), na Serra; e outra em Campinho, no município de Domingos Martins.

Que saber mais sobre como as unidades funcionam? Assista a esse vídeo que esclarece dúvidas frequentes sobre o Café Hall.

Tecnologia agiliza atendimentos na Unimed Sul Capixaba

Ninguém gosta de enfrentar filas ou esperar para receber um atendimento médico, certo? Para amenizar esses contratempos, a cooperativa médica Unimed Sul Capixaba, que fica em Cachoeiro de Itapemirim, criou o seu Pronto Atendimento Digital.

O serviço permite que clientes realizem consultas médias por vídeo, seja por meio do WhatsApp, site ou aplicativo da coop. O paciente precisa preencher um formulário relatando seus sintomas, e a plataforma classifica o risco e a complexidade do quadro em quatro categorias: cinza, azul, amarelo e vermelho.

O tempo de atendimento estipulado é de 20 minutos, e a conduta indicada para cada caso varia de acordo com as cores. Nos casos mais graves, classificados como vermelho ou amarelo, a equipe de atendimento virtual encaminha o cliente para consulta por vídeo com o médico ou para atendimento médico presencial. Se a cor for azul, o caso é monitorado via WhatsApp.

Veja como o acessar o serviço.

Sistema OCB/ES

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.