Newsletter
Notícias

Plano de Trabalho 2025 do Sescoop/AL segue com visitas pelo interior

24/04/2025

Nesta semana, analistas de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) deram continuidade ao plano de trabalho 2025 ao se reunir com mais três cooperativas no interior do estado. Na última terça-feira (22), a equipe visitou a Coopemcs (Cooperativa Maria Cristina de Souza), que administra o Colégio Inovar. A coop do ramo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços foi fundada em 2017 e fica na cidade de Atalaia. Atualmente, tem 23 cooperados e é uma cooperativa educacional. O Diagnóstico do Sistema OCB indicado foi o Identidade, que é uma metodologia criada para fortalecer a segurança jurídica e a perenidade do modelo cooperativista.

“Estamos muito satisfeitos com o Sescoop Alagoas por estar vindo a nossa cooperativa pra fazer essa aproximação. A expectativa é que com esse levantamento, a gente possa ter um direcionamento”, disse o presidente da Coopemcs, Gildenor Leite.

Também no dia 22, as analistas estiveram na Copervales (Cooperativa Agrícola do Vale do Satuba), que também fica no município de Atalaia. A coop do ramo Agropecuário foi criada em 2014, tem 220 cooperados e trabalha com a produção de açúcar e melaço. O Diagnóstico Governança e Gestão foi o indicado pela equipe.  Essa metodologia avalia os processos da cooperativa, identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria, visando a promoção das boas práticas de governança e gestão. “A gente nem imaginava que havia tantas possibilidades que ajudam no nosso desenvolvimento. De agora em diante, vamos aproveitar o máximo possível”, afirmou o presidente da Copervales, Tulio Acioly Tenório.

Na manhã desta quarta-feira (23), a equipe foi à Unimed Metropolitana, localizada em Arapiraca. A cooperativa do ramo da Saúde tem 35 anos e 185 cooperados. A indicação de Diagnóstico também foi o de Governança e Gestão. “O Sescoop Alagoas vai nos oferecer conhecimento sobre o cooperativismo e isso é muito bom para o desenvolvimento de todas as cooperativas. Com certeza trará uma melhora no nosso atendimento e todo o sistema cooperativista do estado”, destacou o vice-presidente da Unimed Metropolitana, José Ulisses Pereira.

“Cada visita é uma ponte que conecta a realidade das cooperativas ao nosso portfólio de Soluções. Visitar as cooperativas é mais do que um gesto de presença é um exercício de escuta ativa e construção de confiança, onde apresentamos soluções pensadas para dialogar com as necessidades reais, fortalecendo o protagonismo das cooperativas alagoanas”, explanou o coordenador de Desenvolvimento de Cooperativas, Magnun Cruz.

“Estamos bem próximos de concluir essa fase de atendimento inicial às cooperativas que participaram das oficinas de planejamento realizadas em 2024. Durante todo ano vamos executar atividades para atender as demandas necessárias e assim, concluir 2025 conforme o planejado. No segundo semestre, vamos ter novamente as oficinas para planejar as atividades do ano que vem”, concluiu o interventor Fernando Fernandes.

Sistema OCB/AL

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.