Ano Internacional das Cooperativas é lançado no Paraguai
24/04/2025
Com a presença do presidente do Paraguai, Santiago Peña, e das principais autoridades legislativas e judiciárias daquele país, foi realizado na sede do Parlamento o lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas, onde também se pronunciaram os presidentes das Cooperativas das Américas, José Alves de Sousa Neto, e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco.
Em sua mensagem, Alves agradeceu a presença das principais autoridades do estado paraguaio em demonstração de apoio ao modelo cooperativista, que no Paraguai se destaca pela grande expansão em setores como poupança e produção agrícola.
O presidente das Cooperativas das Américas enfatizou «as perspectivas regionais e globais que nos damos para afirmar nossa identidade no movimento global, dialogando sempre com governos e aliados internacionais».
De sua parte, Peña destacou que o cooperativismo é uma ferramenta chave para o desenvolvimento do Paraguai, promovendo a inclusão, a solidariedade e o crescimento. É um modelo que fortalece as comunidades e gera oportunidades para milhares de paraguaios».
O senador Carlos Núñez, à frente da Cobies, frisou que o Ano Internacional «é fruto do trabalho incansável de líderes cooperativos de todo o mundo, vários dos quais hoje nos honram com sua presença» e comentou que no Paraguai existem mais de dois milhões de cooperados cadastrados, o que representa perto de 50% da população economicamente ativa.
“As cooperativas atuam em todos os setores, das finanças à produção, e constituem uma ferramenta-chave para combater a desigualdade econômica, pois são uma expressão organizada da sociedade civil baseada na cooperação, na reciprocidade e nos princípios que as distinguem dos demais modelos de negócio”, expressou.
Por fim, a Guarco reviu o crescente reconhecimento internacional do cooperativismo e incentivou o contínuo fortalecimento das alianças estratégicas entre governos e organizações representativas do setor em cada país, em cada região e em escala global.
Também participaram do evento representantes do Instituto Nacional de Cooperativas (Incoop), da Confederação das Cooperativas Concopar, da Central de Cooperativas da Área Nacional (Cencopan) e da Federação das Cooperativas Multiativas do Paraguai (Fecomulp), entre outras organizações.
A partir das Cooperativas das Américas, celebramos esta ação como parte de uma mobilização global que reconhece a validade e a capacidade transformadora do movimento cooperativista. O Ano Internacional das Cooperativas 2025 representa uma oportunidade única para governos, organizações e cidadãos reconhecerem e promoverem a contribuição estratégica das cooperativas para a Agenda 2030 e a construção de um futuro mais justo e equitativo.
O Paraguai sediará em outubro o terceiro evento do calendário regional do Ano Internacional das Cooperativas (mais informações em www.aic2025americas.coop).
Mais informações sobre o evento
Cooperativas das Américas