Newsletter
Notícias

Pará: Central Cuia reúne cooperativas em Encontro Anual para fortalecer estratégias e ampliar oportunidades

25/04/2025

A Central Cuia realizou, nesta sexta-feira (25), o seu Encontro Anual com as cooperativas singulares, reunindo lideranças para debater estratégias, alinhar ações e identificar novas oportunidades para o fortalecimento do cooperativismo na região. O evento aconteceu durante a programação da FENCOOP2025, promovendo um espaço de escuta, troca e construção coletiva.

Um dos principais focos do encontro foi o estudo de oportunidade com as cooperativas singulares, que tem como objetivo mapear potencialidades, identificar demandas e desenvolver soluções conjuntas que gerem valor para todos.

Segundo o presidente da Central Cuia, Milton Zimmer, o encontro representa um momento estratégico para reforçar a união do sistema. “Esse encontro vai muito além de uma reunião institucional. Ele é um espaço onde ouvimos as cooperativas na ponta, entendemos suas realidades e, principalmente, planejamos juntos. E o estudo de oportunidade vem justamente para identificar como a Central pode atuar de forma mais assertiva, contribuindo com o crescimento coletivo”, destacou Zimmer.

 

Programação

A programação contou com apresentação da técnica do Sistema OCB/PA Jackeline Rocha, sobre o histórico de ações, consultorias e resultados dos programas REDES, em parceria com a DGRV, e programa de Negócios com a OCB Nacional. Apresentação do consultor da DGRV, Silvio Giusti, sobre o Estudo de Oportunidades das singulares associadas a Central Cuia para o levantamento de necessidades. Apresentação dos professores Romier Sousa e Giordan Costa do IFPA - campus Castanhal, sobre o trabalho e resultados da consultoria Terra Preta sobre o desenvolvimento e viabilidade da produção de bioinsumos a partir de resíduos da agroindústria da Cooperativa COOPER. Além de uma oficina de percepção e momentos de alinhamento institucional pela Central Cuia.

O evento também serviu para apresentar resultados do ciclo anterior e discutir os principais desafios para 2025, incluindo questões como acesso a mercados, inovação tecnológica e fortalecimento da comunicação entre as cooperativas para o próximo ciclo de 2026 -2028.

Para Júnior Serra, superintendente do Sistema OCB/PA, o estudo é uma ferramenta essencial para uma atuação mais integrada. “A partir destes encontros, conseguimos desenhar projetos conjuntos, otimizar recursos e fortalecer toda a cadeia. Esse olhar coletivo é o que torna o cooperativismo tão poderoso”, declarou Serra.

Ao final foi levantando as prioridades dos temas do estudo de oportunidades, balanço das percepções das singulares sobre as ações de consultorias e capacitações que estão sendo desenvolvidas. O encontro é parte de uma agenda contínua de integração com as filiadas, em que os aprendizados e diretrizes extraídos deste momento irão guiar a atuação da Central nos próximos anos.

Sistema OCB/PA

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.