Newsletter
Notícias

Mães empreendedoras: 67% das líderes de negócios no Brasil conciliam maternidade e carreira

05/05/2025

Muitas mulheres, ao se tornarem mães, sentem culpa por não conseguirem se dedicar em tempo integral à maternidade. Conciliar os cuidados com a casa, os filhos e ainda a vida profissional faz com que o dia pareça curto. É como equilibrar pratos: exige força, paciência e muito jogo de cintura. Roseli Maria Ronchi de São José dos Campos, em São Paulo, v ivenciou essa realidade de perto quando decidiu embarcar no universo da adoção.  “No começo, me senti dividida entre esses dois mundos, tentando dar conta de tudo, e isso gerava culpa, exaustão e muita cobrança. Com o tempo, aprendi a estabelecer prioridades, a confiar mais na equipe e a delegar tarefas dentro do meu negócio”, revela. 

Roseli deu os primeiros passos no universo da Contabilidade há 27 anos, ao lado do marido, assumindo juntos a gestão de uma empresa de sistemas contábeis. “Eu tive a oportunidade de atender diversos segmentos do mercado, vivenciando de perto as constantes transformações da legislação e do cenário econômico. Essa vivência prática me proporcionou não apenas experiência, mas também o conhecimento necessário para trilhar um novo caminho da docência", conta Roseli, economista, contabilista e matemática.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2024 sobre o Empreendedorismo Feminino apontou que 67% das mulheres empreendedoras no Brasil são mães. Já um levantamento feito pelo Serasa, em parceria com a Opinion Box, aponta que cerca de 93% das mulheres participam ativamente da gestão financeira de suas famílias. Dentro dos lares, 60% da classe feminina assume parte da responsabilidade pelas finanças domésticas, enquanto apenas 7% não se envolvem nesse aspecto. “A maternidade me ensinou lições valiosas: resiliência, empatia e organização, qualidades que hoje são pilares na forma como conduzo minha empresa”, enfatiza.

Equilibrando as finanças

Apesar da participação ativa, muitas mulheres ainda enfrentam obstáculos para lidar com as finanças, uma situação que, segundo Rita Cassia de Lima Almeida Gomes, gerente de agê ncia do Sicredi em São José dos Campos, está diretamente ligada à falta de organização financeira. "Tenha uma separação clara entre as despesas pessoais e empresariais. Não misturar as finanças é essencial para entender com precisão o faturamento do negócio e definir quanto pode ser investido em cada área. Essa organização também facilita o planejamento de novas metas e a expansão do negócio,” explica.

Quando o assunto é cartão de crédito, a gerente  do Sicredi destaca que o ideal é sempre avaliar se a compra é realmente necessária naquele momento. “Se houver dúvidas, evite decisões impulsivas de compras e priorize a razão em vez da emoção. Ao optar pelo parcelamento, faça escolhas conscientes: verifique se as parcelas cabem no seu orçamento e reflita se a compra atende a uma necessidade real ou se é apenas fruto do impulso. Assim, você evita comprometer a saúde financeira da sua família”, orienta.

Para Roseli, lidar com as finanças sempre foi algo natural, graças à sua afinidade com o mundo das exatas. “Sempre separo as contas pessoais das da empresa, defino metas realistas, controlo rigorosamente o fluxo de caixa e destino parte dos lucros para investimentos planejados. Tomo decisões baseadas em dados, evito gastos por impulso e respeito meus limites financeiros e físicos para crescer com responsabilidade e manter a estabilidade da minha família”, afirma.

Pequenas economias, grandes lições

Poupar é um dos hábitos mais saudáveis quando o assunto é vida financeira, e pode começar ainda na infância. Pensando nisso, a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ  cooperativa responsável pela marca Sicredi nas regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte de São Paulo, parte do Alto Tietê, Sul Fluminense e Oeste do Paraná, lançou a campanha Turminha da Poupança, focada no público infantojuvenil. 

Ao abrir uma conta corrente na Sicredi Vanguarda, o associado poupador com idade entre 0 e 15 anos já garante uma pelúcia da Turminha. São seis mascotes colecionáveis: a onça, o leão, a capivara, o macaco, a girafa e a arara, que vão se alternando ao longo da campanha. Além disso, a cada R$ 100 aplicados na poupança Sicredi Vanguarda, um ponto é acumulado. 

Se a aplicação for feita por meio da poupança programada, os pontos são dobrados. A cada 20 pontos acumulados, o associado pode resgatar uma pelúcia na agência onde possui conta, limitada a uma unidade por mês por CPF.  Para saber mais, acesse o regulamento completo em: sicredi.com.br/coop/vanguarda/turminha-da-poupanca.

Capacitação

O Sicredi também disponibiliza cursos on-line gratuitos sobre educação financeira, sustentabilidade, empreendedorismo, desenvolvimento profissional e cooperativismo. Os conteúdos são pensados para apoiar as mulheres em diferentes momentos da vida como estudantes, profissionais em início de carreira, empreendedoras ou mães. A instituição financeira cooperativa disponibiliza mais de 50 formações com certificado na plataforma Sicredi na Comunidade. Acesse através do link: sicredi.com.br/site/educacaofinanceira/cursos

Soluções financeiras feitas para elas

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino, o Sicredi ampliou recentemente sua parceria com o Sebrae Nacional para fornecer uma linha de crédito por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O diferencial dessa solução de crédito está no direcionamento exclusivo para mulheres empreendedoras. Em 2024, o Sicredi concedeu mais de R$ 14 bilhões de crédito para negócios liderados por mulheres, um crescimento de 28% em relação ao ano anterior.

Assessoria de Imprensa

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.