Newsletter
Notícias

Nota Pública: Por uma gestão de resíduos com justiça social e protagonismo das cooperativas populares

12/05/2025

A Unicopas – União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias fortalece e está presente na V Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorre de 08 a 11 de maio, no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP), contribuindo com a organização da frente de resíduos, em diálogo direto com os princípios da agroecologia, da reciclagem popular e da economia solidária.

A gestão dos resíduos sólidos é uma das dimensões centrais da luta por justiça ambiental, soberania alimentar e inclusão socioeconômica. Em um evento popular que reúne milhares de pessoas e movimenta toneladas de alimentos e embalagens, reafirmamos que a economia solidária é capaz de oferecer soluções eficazes, sustentáveis e socialmente justas.

Nesta edição da Feira, destacamos a participação da Cooperativa Viva Bem, filiada à Unicatadores, uma das centrais da Unicopas. Responsável pela gestão dos materiais recicláveis secos gerados durante o evento, a Viva Bem se consolida como referência em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos nos municípios de São Paulo e Jundiaí. Sua atuação combina inovação, compromisso ambiental e valorização do trabalho das catadoras e dos catadores organizados em cooperativas.

A Unicopas reforça que é urgente a adoção, por parte dos governos municipais, de modelos inovadores de contratação e integração das cooperativas populares nos sistemas públicos de gestão de resíduos sólidos urbanos. As cooperativas são equipamentos públicos estratégicos, que contribuem diretamente para o alcance de metas ambientais, a geração de trabalho e renda digna, e o fortalecimento da democracia econômica nos territórios.

A experiência da frente de resíduos da Feira da Reforma Agrária demonstra, na prática, que é possível construir modelos circulares e inclusivos, que respeitam os ciclos da natureza, valorizam o trabalho coletivo e oferecem respostas concretas à crise climática e social. A Unicopas reafirma seu compromisso com a construção de políticas públicas que fortaleçam o papel da economia solidária na transformação do país.

Por uma transição ecológica justa, com soberania popular e protagonismo cooperativista.

Reciclagem popular é resistência, renda e cuidado com a vida.

São Paulo, 10 de maio de 2025

Unicopas

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.