Newsletter
Notícias

Cooperativas comemoram sucesso na participação em Festival na Bahia

13/05/2025

De 7 a 11 de maio ocorreu em Salvador, Bahia, o I Festival Nordestino de Economia Solidária. O evento reuniu cooperativas, associações, entre outros empreendimentos. Alagoas foi representada por 20 grupos e entre os participantes, 10 cooperativas. A Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial) expôs dois de seus produtos: a goma de tapioca e a farinha de mandioca. “O evento ajudou a difundir nossos produtos, promovendo a intercooperação e o networking cooperativista e estatal”, disse o diretor comercial da Capial, Anderson Silva.

Já a Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), que fica em Maragogi, levou própolis, mel e licores. “O nosso objetivo foi divulgar a marca e os produtos. Foram feitos muitos contatos, aumentando nossa rede de parceiros”, contou o responsável técnica da Coopeagro, José Luís Tavares.

O evento também contou a participação de cooperativas de artesanato. Além da feira para exposição e comercialização, no festival tambén tiveram atividades culturais, rodadas de negócios, espaços de diálogo entre gestores públicos, entidades de apoio e empreendedores dos nove estados nordestinos, e painéis que mostraram cases como o da Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano (Cooperagre), que tem desenvolvido uma experiência de sucesso com o Sistema de Finanças Solidárias do Nordeste,  integrado a bancos comunitários e fundos rotativos na região, para facilitar o acesso ao crédito.

 

Festival

O I Festival Nordestino de Economia Solidária foi uma importante vitrine para o cooperativismo e economia solidária do Nordeste, sendo uma oportunidade estratégica para o fortalecimento das redes de comercialização e intercâmbio entre os estados. Os empreendimentos alagoanos - entre cooperativas e associações - foram selecionados para levar a diversidade, a criatividade e a força do cooperativismo e da economia solidária de Alagoas.??A seleção foi construída a partir de chamadas públicas e outras atuações do governo do estado. 

“O festival foi uma importante oportunidade de integração entre as cooperativas nordestinas, onde as alagoanas puderam não só apresentar experiências, produtos e serviços, mas também fazer contatos para fechar negócios, abrindo novas possibilidades no Nordeste”, concluiu o superintendente do Sescoop/AL, Adalberon Sá Júnior.

Sistema OCB/AL

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.