Encontro Regional das Unimeds do Centro Goiano debate principais desafios das operadoras
13/05/2025
Na abertura do calendário de encontros regionais de 2025, a Unimed Federação Centro Brasileira promoveu, no dia 8 de maio, o Encontro Regional das Unimeds do Centro Goiano. O evento foi realizado no auditório da federada Unimed Goiânia.
Com a presença de diretores da Unimed Goiânia, Unimed Cerrado e Unimed Anápolis, o evento visou debater temas que tendem a ser mais regionalizados, como explicou o diretor-presidente da Federação, Danúbio Antonio de Oliveira. “Existem desafios gerais, mas algumas dores são mais fortes em determinadas regiões. Por isso, essas discussões têm o objetivo de auxiliar os gestores a buscar melhores performances, sejam administrativas ou financeiras, por exemplo”, disse.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, com o consultor sênior do Hospital Sírio-Libânes, Paulo Malabarba, quais são os impactos da verticalização na redução da sinistralidade.
“Com a verticalização, surge um controle maior sobre a qualidade da assistência e custos, de forma que a instituição não fique refém de uma rede credenciada. Porém, depende da modalidade da operadora, nichos, região e tamanho da carteira. A solução para uma não será necessariamente a mesma para outra”, esclareceu o administrador.
Novos projetos da Unimed Federação Centro Brasileira também foram divulgados, como o que aprimora as informações trocadas no intercâmbio. “Por meio de uma plataforma, monitoramos os pacientes internados em Goiânia, para que as demais federadas também possam fazer o acompanhamento em tempo real, com os indicadores necessários. Isso torna mais ágil a autorização de medicamentos e resoluções de dúvidas, por exemplo”, descreveu a enfermeira auditora da Federação Gabriela Reis.
A centralização da auditoria foi outro tema em pauta. A enfermeira auditora Fernanda Martins, também da Federação, mostrou que o projeto da entidade é ter uma equipe de médicos profissionalizados na área e com conhecimento das diretrizes de intercâmbio do Sistema Unimed para que possam aplicar 100% dos regramentos e diminuir as glosas.
O Encontro incluiu ainda apresentações de cases de publicidade da Unimed Goiânia e atualizações sobre o Grupo de Trabalho de Terapias Especiais da Federação.
Sistema OCB/GO