Sistema OCB/ES coordena constituição de sindicatos patronais por ramos do coop
15/05/2025
No último mês de abril, o Sistema OCB/ES conduziu a assembleia de constituição de quatro sindicatos patronais específicos, organizados por ramos de atuação do cooperativismo. No dia 14 do mês foram constituídos os sindicatos que reúnem as cooperativas de crédito e de saúde do Espírito Santo. Já no dia 16 foi realizada a assembleia de constituição dos sindicatos das cooperativas agroindustriais e de transporte do estado.
Quem coordenou o processo de constituição dos sindicatos foi a assessora jurídica do Sistema OCB/ES, Juliana Rangel, que destaca a importância deles. “Os sindicatos cumprem um papel institucional estratégico essencial porque representam e fortalecem a identidade, a autonomia e os interesses do segmento cooperativista em cada ramo de atividade”, avalia.
Os sindicatos patronais têm como objetivo representar os interesses específicos de cada categoria econômica e de seus cooperados perante as autoridades administrativas e judiciárias. Entre as atribuições dessas entidades estão: a condução de negociações para estabelecer convenções e acordos coletivos de trabalho; a eleição ou designação de representantes para órgãos colegiados; o ingresso com ações judiciais; a celebração de contratos e convênios com entidades públicas e privadas; entre outras.
Todos as entidades atuarão de forma semelhante, defendendo os interesses da sua respectiva categoria. As diretorias se reunirão ordinariamente a cada quatro meses, e as funções exercidas pelos seus membros e pelos conselheiros fiscais não serão remuneradas. Para fazer valer o princípio da gestão democrática, os sindicatos realizarão assembleias gerais nos primeiros quatro meses de cada ano e elegerão novos diretores e conselheiros a cada quatro anos.
Por que a criação dos sindicatos?
A advogada Juliana Rangel explica que a constituição dos sindicatos patronais específicos por ramo é um movimento que está acontecendo a nível nacional, por orientação da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), entidade sindical de grau máximo que representa todas as cooperativas brasileiras.
“A criação desses sindicatos foi uma decisão pensada e planejada, voltada à valorização do modelo cooperativo e à consolidação de uma base representativa sólida, que dialogue com legitimidade nas esferas institucionais e defenda com clareza os interesses da categoria”, salienta Rangel.
As lideranças cooperativistas, que agora integram os sindicatos comemoram a nova fase que se inicia para as cooperativas capixabas, reforçando que a união e o alinhamento entre elas serão fortalecidos.
O diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina, que agora é também diretor-presidente do SindiCoopES Crédito, enxerga a constituição do sindicato como um passo importante para aproximar ainda mais as cooperativas.
“O cooperativismo é uma sociedade de pessoas, e, por meio do diálogo, conseguimos caminhar na mesma direção, que é o fortalecimento e a representatividade do setor, além de atuar de forma conjunta na construção de um ambiente de trabalho ainda mais humanizado, acolhedor e atrativo. Esperamos que cada vez mais pessoas vejam nas cooperativas um espaço para desenvolver suas carreiras, com propósito, pertencimento e valorização”, salienta.
Nessa mesma linha, o diretor-executivo da Sicredi Serrana RS/ES, Fabrício Cambruzzi, reforça a importância da nova entidade constituída para o alinhamento das coops do ramo em que atua.
“Todas as coops do Ramo Crédito têm um objetivo em comum: que seus associados se desenvolvam e que seus colaboradores atuem com propósito. Então, quando conseguimos juntar as cooperativas em torno de um debate que olhe para esse ecossistema - associados se desenvolvendo, colaboradores felizes e a sociedade prosperando -, é isso que queremos potencializar por meio da atuação do sindicato”, frisou o eleito diretor vice-presidente do SindiCoopES Crédito.
Após a união provocada pela criação do SindiCoopES Transporte, o presidente da Coopetranserrana, Ederson Jacob, passa a ocupar a posição de diretor-presidente do sindicato.
“As cooperativas do ramo se unem e fortalecem ainda mais com a constituição do nosso sindicato. Estamos seguindo um movimento que já acontece nos outros estados e, com isso, teremos ainda mais segurança jurídica na condução das negociações, evitando possíveis prejuízos e visando sempre o desenvolvimento das cooperativas de transporte e do sistema cooperativista como um todo”, afirma.
Por sua vez, o presidente da Nater Coop, Denilson Potratz e agora diretor-presidente do SindiCoopES Agro Industrial, menciona o alinhamento das coops do Ramo Agro.
“Com a constituição do sindicato, as cooperativas agropecuárias capixabas passam a caminhar na mesma direção. Ele será um importante espaço de debate e defesa dos interesses do segmento. Assim, teremos um ganho coletivo, para as cooperativas, para os cooperados, para os colaboradores, para o cooperativismo capixaba e para a sociedade como um todo”, avalia.
Próximos passos
Nos próximos meses, o Espírito Santo contará, ainda, com o sindicato patronal das cooperativas educacionais, que irá reunir as sete cooperativas capixabas do Ramo Consumo que atuam nesse segmento. Ao final da constituição dos sindicatos por ramo, será criada a Federação dos Sindicatos Patronais das Cooperativas Capixabas (Fecoop/ES). Atualmente, o estado integra a Fecoop/Sulene, que atua nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina.
Durante a 53ª Assembleia Geral Ordinária da OCB/ES, realizada no último dia 15 de abril, o diretor-executivo da organização, Carlos André Santos de Oliveira, explicou esse movimento e falou sobre a criação da nova federação:
“Depois que os sindicatos por ramo estiverem funcionando plenamente, nós iremos sair da Fecoop/Sulene para constituir a Fecoop do Espírito Santo. Essa migração visa oferecer uma segurança jurídica maior para as cooperativas no tocante à representação sindical, além de permitir uma aglutinação mais efetiva e debates mais assertivos por ramo”, contextualizou.
Abaixo, confira a formação dos sindicatos!
Composição dos Sindicatos
SindiCoop ES Agro Industrial
Diretoria
Diretor-presidente: Denilson Potratz (Nater Coop)
Diretor vice-presidente: Luiz Carlos Bastianello (Cooabriel)
Diretor administrativo financeiro: João Marcos Machado (Selita)
Diretor suplente: Luciano Grassi (Clac)
Conselho Fiscal
Conselheiro fiscal efetivo: José Claudio Carvalho (Cafesul)
Conselheiro fiscal efetivo: Darli Schaefer (Coopram)
Conselheiro fiscal efetivo: Domingos Piassi (Cacal)
Conselheiro fiscal suplente: Adilson Braun (Cooperfruit)
SindiCoop ES Crédito
Diretoria
Diretor-presidente: Nailson Dalla Bernadina (Sicoob ES)
Diretor vice-presidente: Fabrício Cambruzzi (Sicredi Serrana RS/ES)
Diretor administrativo financeiro: Sandra Helena Rosa Kwak (Sicoob ES)
Diretor suplente: Maicon Reisdoefer (Cresol Fronteiras)
Conselho Fiscal
Conselheiro fiscal efetivo: Alecsandro Casassi (Sicoob ES)
Conselheiro fiscal efetivo: Sidnei Strejevitch (Sicredi União)
Conselheiro fiscal efetivo: Jurandir Carvalho (Cred.Ufes)
Conselheiro Fiscal Suplente: Ciro Ferreira da Rocha (Cooperáguia)
SindiCoop ES Saúde
Diretoria
Diretor-presidente: Dr. Welderson Luiz Specimili (Cooperciges/Unimed Federação ES)
Diretor vice-presidente: Dr. Adriano Bastos Barbosa (Uniodonto ES)
Diretor administrativo financeiro: Dr. José Alberto Correia (Cooperciges/Unimed Vitória)
Conselho Fiscal
Conselheiro fiscal efetivo: Dr. Bruno Lameiras (Unimed Piraqueaçu/ Unimed Federação ES)
Conselheiro fiscal efetivo: Dr. Fabiano Pimentel (Unimed Vitória/Unimed Federação ES)
Conselheiro fiscal efetivo: Dr. Jayr Fregona Júnior (Unimed Norte/ Unimed Federação ES)
Conselheiro fiscal suplente: Dr. Fernando Baldessin Marim (Unimed Vitória)
SindiCoop ES Transporte
Diretoria
Diretor-presidente: Ederson Jacob (Coopetranserrana)
Diretor vice-presidente: Advaldo Zottele (Coopcam)
Diretor administrativo financeiro: Claudionor Justino de Almeida (Coop-serve)
Diretor suplente: Carlos Magno (Coopersules)
Conselho Fiscal
Conselheiro fiscal efetivo: Renata Eller (Cooptac)
Conselheiro fiscal efetivo: Oberdan Altoé (Cooteva)
Conselheiro fiscal efetivo: Robson Biancardi (Cooproves)
Conselheiro fiscal suplente: Arnaldo Pin (Coopcastelo)
Sistema OCB/ES