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Comunicação com propósito ganha protagonismo entre cooperativas mineiras

20/05/2025

Como fortalecer a imagem das cooperativas no ambiente digital? Como unir estratégia, propósito e engajamento nas redes sociais? Essas foram algumas das reflexões propostas no Encontro Profissional de Comunicação, realizado no dia 15 de maio, no auditório do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte. Com a presença de 86 profissionais de comunicação de 67 cooperativas mineiras, o evento apresentou os fundamentos da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) e discutiu o uso das redes para contar histórias reais e criar conexão com o público.

O encontro destacou ainda a mobilização do Sistema Ocemg no Ano Internacional das Cooperativas, com ações e ferramentas que podem ser replicadas pelas coops para que elas possam aproveitar ao máximo a visibilidade do reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). A gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg, Juliana Gomes, destacou que o momento é ideal para mostrar à sociedade os impactos econômicos, sociais e ambientais positivos do cooperativismo, e que a comunicação é um recurso estratégico para isso. “Em 2025, temos uma oportunidade única de ampliar a visibilidade do cooperativismo e reforçar os diferenciais do nosso modelo de negócio”.

Segundo Juliana, umas das formas de valorizar a identidade cooperativista de forma permanente é a utilização do carimbo SomosCoop, marca criada pelo Sistema OCB para identificar os produtos e serviços das cooperativas brasileiras. Disponível para todas as coops do país — e com ampla adesão em Minas Gerais — o selo comunica de forma clara que o consumidor está adquirindo um produto feito por um modelo de negócio baseado na colaboração, responsabilidade social e impacto coletivo.

“A gente precisa valorizar uma comunicação alinhada, capaz de tornar o cooperativismo mais conhecido, entendido pela sociedade, reconhecido pelos seus resultados e seus pilares de atuação”, afirmou. O carimbo SomosCoop e outros materiais nacionais de divulgação do cooperativismo estão disponíveis na Central da Marca do Sistema OCB.

 

Conteúdo com propósito

Com uma abordagem prática e voltada à realidade das cooperativas, o especialista em Marketing e Captação de Recursos Bruno Peres conduziu os módulos do Encontro de Comunicação com reflexões estratégicas, dicas para o dia a dia e troca de experiências com os participantes. Ele destacou que uma comunicação eficaz começa pela autenticidade dos conteúdos e conexão com a origem e o propósito de cada cooperativa.

“Quando as cooperativas são mais autênticas e contam a história real do porquê existem, elas se diferenciam”, explicou. “Criar conteúdo no ChatGPT [ferramenta de Inteligência Artificial], colocar emojis e repetir o que outras empresas fazem é deixar de lado o principal diferencial do cooperativismo, que é a capacidade de transformar o mundo por meio da cooperação”, comparou.

Peres fez questão de destacar que não existe fórmula pronta para se comunicar com impacto. Segundo ele, mais importante que seguir tendências é conhecer bem o público e definir objetivos claros. Por exemplo, se uma cooperativa se relaciona com outras empresas (modelo B2B), canais como LinkedIn, YouTube e newsletters podem ser direcionados a esse segmento. Já no caso de coops que lidam direto com o consumidor final (B2C), a estratégia precisa ser adaptada com base nos canais em que essas pessoas estão mais presentes.

“Não adianta esperar uma resposta mágica do tipo ‘poste com 15 hashtags às 15h’. Isso não funciona. Cada cooperativa tem uma realidade e um público diferentes. Saber com quem você está falando e por que está se comunicando é o que define a melhor escolha de canais e formatos”, explicou.

 

Hora de comunicar

Na reta final do encontro, participantes destacaram como a troca de experiências e o alinhamento ao propósito cooperativista ajudam a transformar a comunicação das coops na prática:

“O que mais acendeu a luz foi lembrar da importância de falar sobre o cooperativismo. No dia a dia, focamos muito em ofertas e promoções e deixamos o institucional de lado. Esse encontro reforçou o quanto é essencial mostrar o que é uma cooperativa e comunicar o propósito com clareza”. Débora Monteiro – coordenadora de Marketing da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas LTDA (Consul)

“O encontro foi essencial para sair da bolha da rotina e enxergar novas estratégias de comunicação. Muitas vezes achamos que um vídeo já é uma campanha, mas aprendemos que é preciso planejar, criar com propósito e avaliar resultados para gerar impacto real”. Lunara Cruz – assistente de Marketing do Sicoob Uni Sudeste

“Os temas do engajamento e storytelling são fundamentais nas cooperativas. Precisamos comunicar de forma estratégica com todos os públicos, entendendo que o cooperativismo tem uma lógica própria. A comunicação precisa refletir isso, escolhendo os canais certos e reforçando o propósito em cada ação”. Natália Silva – assistente de Comunicação e Marketing da Unimed Itabira

Sistema Ocemg

 

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