Cooperativas goianas visitam modelo de sucesso em São Roque de Minas
21/05/2025
Uma comitiva formada por representantes de 14 cooperativas goianas partiu nesta terça-feira (20), rumo a São Roque de Minas (MG) para conferir de perto como o cooperativismo transformou a região da Serra da Canastra em um caso de sucesso. A iniciativa, fruto de parceria entre o Sistema OCB/GO e o Sebrae, tem como objetivo apresentar na prática como a cidade mineira integrou três pilares fundamentais: produção rural de qualidade, sistema de crédito cooperativo e educação cooperativista.
Rodolfo Barreto, analista de cooperativismo do Sistema OCB/GO que acompanha a comitiva, explica a importância da missão. “Esta visita permitirá que nossos cooperados compreendam como São Roque de Minas transformou desafios em oportunidades, criando um ecossistema cooperativo que beneficia toda a comunidade. O exemplo deles na integração entre produção, crédito e educação é inspirador”, explica.
Programação
A programação da viagem inclui visitas estratégicas que mostram na prática os resultados desse modelo. No primeiro dia, a comitiva conhece o trabalho da Cooperativa Educacional SAROM, que aplica o cooperativismo desde cedo na formação de estudantes. Em seguida, visitam escolas locais para ver como o movimento CoopEducação é implementado e seu impacto na comunidade. Ainda na quarta-feira (21), os participantes acompanham uma apresentação no Sicoob Sarom sobre como a cooperativa de crédito se tornou fundamental para o desenvolvimento econômico da região.
No dia seguinte, a agenda inclui uma visita a uma propriedade rural familiar com mini-queijaria, para os participantes conhecerem de perto a produção artesanal. O encerramento será na APROCAN, associação responsável pela valorização do tradicional Queijo Canastra, que conquistou certificação de origem e reconhecimento internacional graças ao trabalho coletivo dos produtores.
A comitiva é formada por representantes das seguintes cooperativas goianas: Coopeag, Coval, Complem, Cooperbelgo, Coomap, Coopervi, Coopercampi, Cooperafi, Coparpa, Coopermin, Cooparja, Coomafi, Cagel e Coapil. O grupo conta com o acompanhamento de quatro analistas de cooperativismo do Sistema OCB/GO e um representante do Sebrae.
Referência
São Roque de Minas tornou-se referência nacional no setor após superar dificuldades econômicas com a força do cooperativismo. A cidade, que chegou a ficar sem agências bancárias, viu sua economia se revitalizar após a criação da cooperativa de crédito, Sicoob Sarom e a valorização do Queijo Canastra. Além disso, o trabalho com educação cooperativista nas escolas forma novas gerações conscientes do potencial do modelo cooperativo, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento do modelo de negócio.
Sistema OCB/GO