FENCOOP fortalece cooperativas e amplia negócios no Pará
23/05/2025
Em 2025, a FENCOOP reafirmou, mais uma vez, seu papel para o cooperativismo paraense e as cooperativas comemoram a transformação alcançada, impulsionadas pelos negócios, parcerias e visibilidade gerados com o evento. Este ano, a feira mais uma vez mostrou o potencial que o cooperativismo alcança a cada nova edição.
Um exemplo de transformação recente vem da COOPERURAIM – Cooperativa de Produtores Rurais de Paragominas, que vive um novo ciclo impulsionado pela nova gestão. Com foco em fortalecer a organização interna e se aproximar dos cooperados, a diretoria tem buscado apoio técnico do Sistema OCB/PA e parcerias com a Secretaria de Agricultura e Emater. A participação da cooperativa no Programa Negócios Coop também tem sido essencial para identificar oportunidades de mercado e qualificar os processos de gestão.
“Estamos renovando a COOPERURAIM, repaginando desde a estrutura até a forma de pensar o cooperativismo. Aproximamos os cooperados, ouvimos suas demandas e buscamos soluções reais com o apoio de parceiros estratégicos. O impacto disso já é visível na produtividade das famílias e no nosso crescimento como organização”, afirmou o presidente Fabiano Andrade. Entre os planos para o futuro estão a oferta de assistência técnica contínua e a implantação de um centro de distribuição, que permitirá a cooperativa atender novos mercados e ampliar sua atuação.
A Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense – CASP, também vive uma verdadeira transformação nos últimos anos. Originalmente voltada para a produção de derivados do leite, a cooperativa passou a focar nas cadeias do hortifruti, deixando de lado um modelo que, segundo a própria gestão, não era propícia para a realidade local. “A região nunca foi produtora de leite, com menos de meia dúzia de produtores. O negócio se tornou inviável e, por isso, tomamos a decisão de extinguir o laticínio e focar nos produtos que realmente têm mercado e são cultivados pelos cooperados”, explicou o diretor administrativo Josymarcos Rabelo.
Hoje, a CASP aposta no beneficiamento de mandioca e açaí, além de projetos voltados à comercialização do substrato de caroço de açaí. A participação na FENCOOP gerou avanços nesse processo de evolução. “Sempre voltamos da feira com novos projetos, contatos de venda e troca de conhecimentos entre cooperativas”, destacou. Com apoio do Sistema OCB/PA a CASP também projeta expandir a comercialização dos produtos para supermercados, restaurantes e outros pontos do varejo regional.
A transformação gerada pela FENCOOP também é sentida por cooperativas que desempenham forte papel social, como a COOSTAFE, voltada à ressocialização de pessoas privadas de liberdade (PPLs) e egressos do sistema prisional. A cooperativa nasceu a partir de uma ideia que foi levada ao Sistema OCB/PA e, com apoio e orientação, se consolidou no mercado cooperativista.
A diretora de produção, Jéssica Cruz, compartilhou como a participação contínua na FENCOOP tem impactado a cooperativa. “A COOSTAFE participa da FENCOOP há 3 anos, sendo notório a evolução da cooperativa na gestão de vendas e confecção de produtos. Ao longo desses anos e com base em práticas para aprimorar o conhecimento, as cooperadas vem se aperfeiçoando na fabricação dos materiais, tanto com novos produtos quanto em modelo e técnica. Começamos com a produção de almofadas e ecobags, e hoje, temos uma variedade de produtos, como necessaire, quadro de pintura, toalha de mesa, bolsas, vestuários, entre outros. Tudo isso é feito com as parcerias que temos que nos ajudam tanto com o aperfeiçoamento quanto com a matéria prima”, comentou Jéssica.
Outro exemplo real dessa mudança é a Cooperativa CFC Elite – Autoescola, que oferece serviços de emissão e renovação de habilitação e tem uma trajetória de crescimento ao longo dos últimos anos, dentro do espaço da FENCOOP. “A cada edição aprendemos e sempre buscando fazer mais e melhor pelos nossos cooperados. Crescemos em estrutura, mas, acima de tudo, evoluímos como uma organização comprometida com a qualidade e com os valores que nos unem. A FENCOOP foi fundamental nesse processo porque aqui encontramos um ambiente de construção de parcerias e desenvolvimento”, explicou o presidente da CFC Elite, Adriano Oliveira.
Com resultados concretos na geração de negócios, fortalecimento de parcerias e visibilidade para diferentes ramos cooperativistas, a FENCOOP se consolida como um espaço estratégico para impulsionar o crescimento das cooperativas no Pará. Ao conectar empreendedores, fomentar a inovação e o conhecimento o evento reafirma seu papel essencial na construção de um cooperativismo cada vez mais forte, inclusivo e sustentável no estado.
Quer saber mais sobre essa ação e como sua Coop pode participar? Entre em contato com nosso gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Diego Andrade, pelo WhatsApp: 91 9 9360-4665 ou pelo e-mail: [email protected].
Sistema OCB/PA