Diagnóstico de Negócios é aplicado na Coobapi
26/05/2025
A aplicação do Diagnóstico de Negócios reuniu 25 cooperados da Cooperativa dos Beneficiários de Arroz do Povoado Ipiranga (Coobapi), que fica na zona rural de Igreja Nova, cidade do Baixo São Francisco. Durante dois dias - 22 e 23 de maio - os cooperados fizeram uma imersão na atividade, que é uma das Soluções oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
Diagnóstico de Negócios
Com base em metodologias sólidas de mercado, o Diagnóstico de Negócios é uma ferramenta no levantamento de possíveis melhorias na organização interna da cooperativa. O mapeamento ocorre considerando cinco pilares: organização social para empreendimento, produção, gestão, agregação de valor e verticalização de cadeia e mercado. Com o resultado do Diagnóstico em mãos, elabora-se o Plano de Ação.
A cooperativa então, recebe uma devolutiva consistente sobre as prioridades a serem trabalhadas e a indicação de consultorias e ações adequadas para as principais deficiências e oportunidades apontadas. A proposta da solução é que, a partir de um posicionamento organizado, sólido e sustentável, a coop aumente suas oportunidades de negócios e, consequentemente, seu faturamento.
Primeira vez
A Coobapi foi a primeira cooperativa alagoana a passar pelo Diagnóstico de Negócios piloto oferecido pela Unidade Nacional. A coop participou da oficina de planejamento, realizada no segundo semestre do ano passado, com o objetivo de organizar as demandas para 2025. Em fevereiro, a equipe de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/AL visitou a cooperativa, onde foi sugerida a aplicação do Diagnóstico de Negócios por conta da necessidade da Coobapi em investir nesta área. “Foi um momento ímpar para Coobapi, pois vai oportunizar novos negócios. Juntamente com o Sescoop, é um novo olhar para fortalecer a nossa cooperativa, a agricultura familiar e o sistema cooperativista”, disse o presidente Roberto Moura.
“O Sescoop Alagoas, em parceria com a Unidade Nacional, promove o Diagnóstico de Negócios como uma ferramenta estratégica para fortalecer a gestão das cooperativas. A partir do processo de imersão na realidade da cooperativa, identificamos oportunidades e desafios. Assim, impulsionamos a profissionalização, a eficiência e a sustentabilidade, ampliando a competitividade da Coobapi”, explanou o coordenador de Desenvolvimento de Cooperativas, Magnun Cruz.
O Diagnóstico foi aplicado pelo instrutor Andreos Leite, que ajudou a elaborar a metodologia dessa solução em 2023. “Esse Diagnóstico é o pontapé da abordagem do programa de negócios das cooperativas. Aqui, conduzimos de uma forma em que os próprios cooperados fizessem o diagnóstico de negócios. Eles são os protagonistas nesta imersão. Trabalhamos muito com a priorização das potencialidades e oportunidades, sempre feita com a visão deles, além de levantar os problemas da cooperativa. Com essa visão sistêmica, podemos buscar soluções”, explicou Andreos.
De acordo com a analista de Negócios da Unidade Nacional, Luana Mendonça, o Diagnóstico de Negócios, já atendeu mais de 150 cooperativas em todo Brasil. A realização deste diagnóstico representa o marco zero para a cooperativa. Com sua aplicação, é possível identificar as principais dores e desafios e, a partir disso, propor um plano de ação alinhado à realidade da coop, com potencial real para apoiar a superação desses problemas", concluiu Luana.
Sistema OCB/AL