Por que o Coops Day é um marco para o cooperativismo global?
03/07/2025
O primeiro sábado de julho marca o Dia Internacional do Cooperativismo, ou como gostamos de chamar, o Coops Day. Essa é uma celebração global promovida pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Mais do que uma data comum no calendário, estamos falando de um momento criado para reconhecer os cooperados e cooperadas que, com trabalho e união, todos os dias fazem a diferença e transformam suas comunidades de forma justa e sustentável.
Continue a leitura para descobrir os detalhes dessa celebração!
Como surgiu o Coops Day?
O Dia Internacional do Cooperativismo foi criado em 1923 por iniciativa da Aliança Cooperativa Internacional, como forma de dar visibilidade ao impacto do cooperativismo que crescia em todo o mundo. Em 1995, ano do centenário da ACI, a data passou a ser oficialmente reconhecida pela ONU e marcada no calendário mundial no primeiro sábado de julho.
No Brasil, a celebração ganhou ainda mais força a partir da mobilização do Sistema OCB e do movimento SomosCoop, que promovem ações de visibilidade e engajamento em todo o país. A cada ano, as cooperativas brasileiras (incluindo as capixabas) se unem para mostrar, na prática, como o modelo cooperativista contribui com soluções sustentáveis, inclusivas e transformadoras para a sociedade.
Coops Day 2025: conheça as ações programadas para celebrar a data no Brasil e no Espírito Santo
Promovendo soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor
Este ano, nosso Coops Day ganha um significado ainda mais especial, porque estamos no Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU. O tema definido para a celebração deste ano é “Promovendo soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor”, que destaca como as organizações priorizam a participação coletiva e o desenvolvimento local.
Essas iniciativas estão diretamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também da ONU, como a erradicação da pobreza, o trabalho decente e crescimento econômico, a redução das desigualdades e o consumo e produção responsáveis para amenizar a mudança global do clima.
Trabalha, confia, coopera e poca!
No Espírito Santo, as cooperativas se esforçam para promover a solidariedade, a inovação e a sustentabilidade no cotidiano, multiplicando oportunidades e transformando milhares de vidas por meio da cultura cooperativista.
A seguir, conheça seis exemplos de ações, frutos de cooperativas capixabas, que colocam os valores do Dia Internacional das Cooperativas em ação:
• Bike Vitória e Bikes
Com o apoio da Unimed Vitória e do Sicoob ES, os projetos Bike Vitória e Bikes oferecem estações de bicicletas compartilhadas movidas a energia solar, instaladas em pontos estratégicos das cidades de Vitória e Vila Velha. A iniciativa alia inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e à inclusão social ao democratizar o acesso ao transporte urbano e incentivar hábitos de vida mais saudáveis e conscientes.
• Cooperativas mirins e escolares
As cooperativas mirins e escolares inserem crianças e adolescentes no universo do cooperativismo por meio da criação de cooperativas dentro das escolas. Os estudantes vivenciam, na prática, valores como solidariedade, responsabilidade e gestão democrática, formando uma geração mais consciente e preparada para atuar coletivamente na sociedade.
Conheça mais sobre o Programa Cooperativa Mirim
Conheça mais sobre o Programa Cooperativas Escolares
• Fampe Mulher
O programa Fampe Mulher – fruto da parceria entre o Sebrae/ES e o Sicoob ES, oferece crédito orientado, capacitação e consultorias especializadas para mulheres empreendedoras em todo o estado. A iniciativa fortalece a autonomia econômica feminina, amplia o acesso ao mercado e contribui para a redução das desigualdades de gênero no ambiente de negócios, alinhando-se aos princípios da inclusão e da equidade promovidos pelo cooperativismo.
• Alimentação escolar fornecida pelas coops
Cooperativas capixabas como CAF Colatina, CAF Serrana, CAFC, Cooperfruit, Coopervidas, Coopram e Clac fornecem alimentos frescos e saudáveis para a merenda escolar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A ação garante refeições de qualidade para milhares de estudantes e gera renda estável para agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento rural e a soberania alimentar nos municípios capixabas.
Leia mais: Alimentos de cooperativas de agricultura familiar do ES beneficiam mais de 102 mil alunos
• Núcleos femininos e o Póde Mulheres
Os núcleos femininos das cooperativas capixabas estão presentes em 22 municípios e atuam fortalecendo a participação, a autonomia e o protagonismo das mulheres nas coops.
Um exemplo emblemático é o grupo Póde Mulheres, da Cafesul, formado exclusivamente por cafeicultoras. Com estrutura própria e apoio da cooperativa, elas produzem café conilon de alta qualidade e conquistam reconhecimento nacional.
• Ações sociais da Unimed Sul Capixaba
Com foco na saúde integral e no cuidado com as pessoas, a Unimed Sul Capixaba desenvolve diversas ações educativas e de promoção da saúde voltadas para seus cooperados, colaboradores e a comunidade.
De acordo com o Relatório de Gestão e Sustentabilidade de 2024 da coop de saúde, com ano-base 2023, mais de 3,5 mil pessoas impactadas com ações para a promoção da saúde naquele ano. As ações foram realizadas em ambientes escolares, corporativos e públicos, atendendo desde crianças até idosos. As iniciativas reforçam o papel das cooperativas na construção de comunidades mais saudáveis, inclusivas e sustentáveis.
Conclusão
Ao reunir cooperativas de todo o mundo em torno de um propósito comum, o Coops Day realça o papel estratégico do cooperativismo na construção de soluções conectadas aos desafios globais. No Espírito Santo, as ações refletem esse movimento internacional, mostrando que o impacto do cooperativismo começa no território local, mas dialoga com o mundo.
Sistema OCB