Newsletter
Notícias

Sistema OCB/ES promove café com parlamentares da bancada federal capixaba

08/07/2025

Na manhã desta segunda-feira (7), o Sistema OCB/ES reuniu parlamentares federais no evento “Café com Leite, Cooperativismo e Bancada Federal”, que aconteceu no Hotel Sheraton, em Vitória. O encontro teve o objetivo de fortalecer o diálogo institucional e agradecer a parceria dos membros do legislativo nacional na defesa das pautas do cooperativismo.

Clique aqui e confira as fotos.

No total, 74 pessoas participaram do café, incluindo sete membros da bancada federal, assessores, lideranças cooperativistas, além vereadores dos municípios da Serra e de Vila Velha.

“O motivo desse encontro é agradecer”. Foi assim que o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, deu as boas-vindas aos presentes. “Nós queremos agradecer por tudo o que a bancada federal tem feito pela agenda institucional do cooperativismo. Os senhores foram muito importantes na Reforma Tributária. Conseguimos avançar com o apoio dos senhores na aprovação do Ato Cooperativo”, lembrou.

Além de agradecer e enfatizar a parceria dos parlamentares, o diretor-executivo realizou uma apresentação destacando os principais números do cooperativismo no estado. Ele mostrou que 1,9 milhão de capixabas já estão envolvidos com o cooperativismo. Além disso, reforçou que o coop gera 11,8 mil empregos e já representa 6,4% do PIB nominal do estado.

Quem falou com os parlamentares na sequência foi o coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB Nacional, Eduardo Queiroz. O colaborador, que atua em Brasília, dialogando diretamente com o Congresso Nacional, apresentou as pautas prioritárias do coop para 2025 presentes na Agenda Institucional do Cooperativismo. O documento reúne 51 proposições legislativas, 34 propostas em políticas públicas no Executivo e 10 temas de repercussão geral nos tribunais superiores.

Queiroz afirmou que a agenda é importante por alguns fatores. “Primeiro: ela filtra as nossas prioridades junto à base, ou seja, junto às cooperativas de todo Brasil. A segunda importância é: ser um propulsor do direcionamento das nossas prioridades para os parlamentares. O terceiro, um papel muito importante, é ser o fomentador da reverberação da pauta cooperativista”, explicou.

Fala das autoridades

O deputado federal e coordenador da bancada capixaba no Congresso Nacional, Josias da Vitória, frisou a união dos parlamentares do Espírito Santo. “Nossa bancada tem contribuído com as demandas cooperativistas, não apenas na Reforma Tributária, mas também em outros pleitos. Nosso time montado na Câmara e no Senado é pequeno e tem posicionamentos ideológicos distintos, mas, apesar disso, nos unimos quando o assunto é tratar dos interesses do Espírito Santo. Temos uma maturidade e fazemos a entrega que o estado precisa, principalmente em pautas como essa do cooperativismo”, observou.

Por sua vez, o deputado federal Helder Salomão reafirmou a sua crença no cooperativismo enquanto um modelo de negócio para o futuro. “Eu não só defendo o cooperativismo como princípio, como acredito no cooperativismo. Onde eu vou, eu digo que o futuro da humanidade tem que ser o cooperativismo. Se não for o cooperativismo, não iremos para um bom lugar. A humanidade precisa dar as mãos e buscar soluções que incluam as pessoas e gerem felicidade, assim como o cooperativismo gera felicidade para as pessoas”, enfatizou.

Gilson Daniel, também deputado federal, parabenizou o Sistema OCB/ES pela realização do evento e colocou o seu mandato à disposição do cooperativismo. “Quero colocar o meu mandato à inteira disposição das cooperativas e do Sistema OCB. Aproveito para agradecer à OCB pela sua força e destacar, mais uma vez, os números do cooperativismo no estado, na geração de renda e de emprego. Isso mostra como o modelo de negócio é importante para o Espírito Santo, e tudo que é bom para o estado terá o nosso apoio”, disse.

O jornalista e deputado federal Amaro Neto reforçou que o cooperativismo está presente nos quatro cantos do Espírito Santo. “Os números do cooperativismo são grandes e indicam sua forte presença no estado. Isso eu já imaginava porque, como um homem da Comunicação, eu vejo o cooperativismo em todos os quatro cantos do Espírito Santo. Por isso, o que nós estamos fazendo aqui é importantíssimo. O cooperativismo precisa estar presente em todas as casas legislativas para que possa ter maior representatividade”, frisou.

Também presente no evento, o senador Fabiano Contarato falou sobre como o coop fortalece a população que mais precisa. “Para mim, fortalecer o cooperativismo é fortalecer a população que mais precisa. Você alavanca a economia, gera emprego e renda e dá dignidade à população. Quando se fala em cooperativismo, estamos falando de um termo que, no Direito, é conhecido como direito coletivo. E o direito coletivo se sobrepõe ao direito individual, por isso o cooperativismo é tão importante. Quero reforçar, por fim, que o meu mandato no Senado está à disposição do sistema cooperativista”, salientou.

O deputado federal Evair de Melo, que presidiu a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) entre 2019-2022 destacou em sua fala a importância do apoio do Sistema OCB Nacional e da organização estadual capixaba. “O Sistema OCB e o Sistema OCB/ES nos dão munições. Eles nos orientam e dizem onde focar, e isso faz toda a diferença. Para mim, o principal papel das cooperativas é criar independência econômica, melhorar a vida e dar liberdade, renda e receita para as pessoas", disse.

Magda Malta, conhecida como Maguinha, representou o pai, o senador Magno Malta, no evento. “Ao longo dos três mandatos do meu pai, sempre o vi atuar em defesa do cooperativismo, por isso, estou muito feliz de estar aqui com vocês hoje. Fiquei muito feliz de ter encontrado o presidente da Selita. O meu avô materno, de Cachoeiro de Itapemirim, sempre foi um cooperado, um homem do campo. Eu cresci rodeada de produtos da Selita, e por isso a palavra cooperativa sempre esteve presente na minha vida, antes mesmo de eu conhecer o seu significado”, afirmou.

O vereador da Serra e autor do projeto de lei que instituiu a Política Municipal do Cooperativismo na cidade, também usou a palavra para falar sobre o trabalho de excelência desenvolvido pelas cooperativas. “Eu tive o privilégio de ser o proponente da Lei Municipal do Cooperativismo no município de Serra e já percebo a diferença que ela tem feito no serviço público prestado pelo nosso município. As cooperativas fazem um trabalho de excelência na alimentação escolar, no transporte e em várias outras frentes”, avaliou.

Sistema OCB/ES

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.