Notícias
Vereadores de Goiânia aprovam criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo
10/07/2025
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (9/7), um projeto de decreto legislativo (PDL 71/2024) para criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. O grupo será presidido pelo vereador Denício Trindade (União Brasil) e terá como membros os vereadores Henrique Alves (MDB); Kátia (PT); Lucas Kitão (União Brasil); e Anselmo Pereira (MDB). O texto segue para promulgação do presidente da Casa, Romário Policarpo.
Segundo o texto, o cooperativismo tem como objetivos:
- agregar pessoas;
- transformar a realidade socioeconômica dos cooperados;
- contemplar interesses coletivos de um grupo;
- contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Para Denício Trindade, esse modelo de negócios beneficia pequenos produtores, microempreendedores, trabalhadores individuais e catadores de materiais recicláveis, por exemplo.
“Observamos que muitas cooperativas, sobretudo aquelas com menor poder econômico e político, não detêm a necessária representatividade nos governos e nas Casas Legislativas. E são justamente as cooperativas mais frágeis que necessitam de maior proteção. Acreditamos que a atuação parlamentar pode auxiliar essas organizações a garantir maior desenvolvimento para cooperativas e para seus associados", afirmou.
A Redação / Foto: Millena Cristina