Newsletter
Notícias

Personalidades do cooperativismo são homenageadas em sessão solene

10/07/2025

Na noite da última segunda-feira (7/7), lideranças do cooperativismo capixaba e personalidades que colaboram com o desenvolvimento desse modelo de negócio participaram de uma sessão solene, na Assembleia Legislativo do Estado do Espírito Santo (Ales). Os 20 representantes (veja a lista ao final da matéria) receberam a Medalha Luiz Carlos de Oliveira.

A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Allan Ferreira, membro efetivo da Comissão Permanente do Cooperativismo da Ales. O parlamentar lembrou que a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecimento que destaca o papel das coops na construção de comunidades mais justas, inclusivas e prósperas.

O evento também contou com a presença do presidente da Ales, Marcelo Santos, que abriu a solenidade. “Ninguém melhor para falar de cooperativismo do que quem é partícipe dessas corporações que os homenageados integram com maestria”, disse.

O presidente da Comissão Permanente do Cooperativismo, o deputado Callegari, enfatizou o equilíbrio que as cooperativas mantêm entre objetivos econômicos e sociais, características que considera essenciais para o sucesso do modelo societário.

O presidente da cooperativa de saúde Unimed Sul Capixaba, Dr. Fernando Lemgruber, falou em nome dos homenageados. Ele destacou que o cooperativismo é um modelo único, que equilibra o capital e o social, gerando renda, empregos, inovação e valorizando as pessoas.

O Sistema OCB/ES foi representado pelo seu presidente, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, que ressaltou a importância da aliança entre a Ales e as cooperativas. “O parlamento é o espaço legítimo de construção de políticas públicas que beneficiam a sociedade. Por isso, o cooperativismo precisa continuar com o apoio desta Casa”, afirmou.

Filho e sucessor da liderança que dá nome à medalha, o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, citou desafios a serem superados. “Precisamos de alguns avanços na lei estadual do cooperativismo, em licitações das cooperativas de transporte, de especialidades médicas e outros meios. Sabemos que podemos contar não só com a Comissão Permanente de Cooperativismo, mas com toda esta Casa de Leis, que sempre dialogou de forma assertiva com o nosso movimento”, contextualizou.

 

Sobre a medalha

A Medalha Luiz Carlos de Oliveira foi criada pela Resolução 5.287/2017 para agraciar personalidades nos âmbitos estadual, nacional e internacional com atuação de destaque no cooperativismo. O nome da medalha é, em si, uma homenagem a um capixaba que, desde o início de sua trajetória profissional, dedicou-se a desenvolver e a promover o movimento coop: Luiz Carlos de Oliveira.

Ele foi servidor do Incra e atuou no fortalecimento do cooperativismo no Espírito Santo. Assessorou presidentes da OCB/ES e, nos anos 1990, tornou-se superintendente da instituição, cargo que ocupou até 2004. Faleceu em 2022, aos 87 anos. Em sua homenagem, foi criada uma medalha com seu nome, entregue pela primeira vez em 2017.

 

Homenageados

  1. Adriano Bastos Barbosa
  2. Antonio Savio Piassi
  3. Carlos Renato Alvarenga Theodoro
  4. Fernando Lamgruber Prado Costa
  5. Gustavo Bandeira
  6. Jociele Fioroti
  7. José Eugênio Vieira
  8. José Maria Nunes
  9. Leonardo Cunha Monteiro
  10. Maicon Koehler
  11. Margarida Venturini de Castro
  12. Mauricio Sardenberg Vidal
  13. Orlando Caliman
  14. Oseia Contaiffer das Neves
  15. Tibiriça João da Penha Monjardim
  16. Valdemar Fonseca dos Santos
  17. Valdirene de Souza Menegardo
  18. Wagner Jordaim
  19. Washington Machado
  20. Welderson Luiz Specimili Rodrigues

Sistema OCB/ES - Síntia Ott, com informações da Ales

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.