Newsletter
Notícias

Expedição da FECOGAP leva cooperativismo aos garimpeiros de Penedo, na região do Tapajós

16/07/2025

Para fortalecer a atuação dos garimpeiros e promover práticas sustentáveis e legalizadas na extração mineral, a cooperativa FECOGAP, com o apoio do Sistema OCB/PA, realizou a Expedição Trilhando a Legalidade, à comunidade de Penedo, localizada na região do Tapajós. A iniciativa reuniu mais de 60 participantes entre lideranças políticas, comunitárias, garimpeiros e representantes das cooperativas Garimpar e Bom Jardim em um encontro que debateu os caminhos do cooperativismo, os processos de legalização da atividade garimpeira e a importância da preservação ambiental.

A expedição faz parte de um conjunto de encontros da FECOGAP voltadas à organização, informação e à inclusão das comunidades garimpeiras nos debates sobre desenvolvimento sustentável. A ideia é levar para essas ações para outras regiões do estado para sensibilizar as comunidades sobre a importância da trabalhar legalizado.

Em Penedo, os participantes tiveram acesso a informações sobre como se organizar em cooperativa, os benefícios legais e sociais desse modelo de negócio, além de orientações sobre as normas ambientais vigentes, ressaltando a importância de trabalhar dentro dos limites legais para garantir segurança jurídica, acesso a financiamentos e melhoria das condições de trabalho.

“Levar essas informações diretamente aos garimpeiros que estão na base é essencial para garantir que a atividade seja exercida com responsabilidade e dentro da legalidade”, destacou o presidente da FECOGAP, Fernando Lucas.

Além das palestras e rodas de conversa, a expedição promoveu momentos de escuta ativa com os garimpeiros locais, que puderam relatar seus desafios, necessidades e perspectivas para o futuro da atividade na região. A troca de experiências fortalece os laços entre os trabalhadores, criando uma rede de apoio mútuo.

Para Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA, o cooperativismo tem o papel transformador e, por meio das cooperativas, é possível abrir caminhos para a legalização, para o acesso a políticas públicas e para um desenvolvimento mais justo e sustentável. “Quero parabenizar a FECOGAP que promoveu essa missão e reafirmar o compromisso do Sistema OCB/PA em seguir apoiando iniciativas como essa, que levam conhecimento, pertencimento e transformação social, declarou Raiol.

A comunidade de Penedo é uma das tantas existentes ao longo da bacia do Tapajós que dependem da atividade mineral como fonte principal de renda. Por isso, ações como essa da FECOGAP são fundamentais para integrar essas comunidades a um modelo de desenvolvimento que respeite o meio ambiente e valorize o trabalho coletivo.

Sistema OCB/PA

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.