Newsletter
Notícias

ATERCOOP CACAU: Projeto do Sistema OCB/PA já impacta positivamente a cadeia produtiva do cacau no Pará

18/07/2025

O projeto ATERCOOP CACAU, uma iniciativa inovadora do Sistema OCB/PA com a parceria Instituto Conexsus, com a iniciativa CocoaAction, EMATER, o apoio da IMAFLORA, vem mudando a realidade dos produtores de cacau vinculados as cooperativas COOPATRANS e COOPOTRAN nos municípios de Medicilândia e Vitória do Xingu. Desde a sua implantação em janeiro de 2025, o ATERCOOP tem promovido uma transformação na assistência técnica rural, com foco em aumentar a produtividade, fortalecer o cooperativismo e garantir mais renda às famílias do campo.

A proposta do projeto ATERCOOP surgiu a partir de um diagnóstico realizado pelo Sistema OCB/PA em que apontou que o Pará é o maior produtor de cacau do Brasil e uma boa parte dessa produção é proveniente de pequenos produtores organizados em cooperativas, mas que enfrentavam desafios estruturais, como baixa produtividade, dificuldades de acesso a crédito, mercado, tecnologias e assistência técnica adequada.

A partir deste levantamento o Sistema OCB/PA estruturou o ATERCOOP CACAU, um modelo de assistência técnica continuada, especializada, voltada às cooperativas cacaueiras, com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do cacau na região da Transamazônica, promovendo a adoção de boas práticas agrícolas, acesso a inovações tecnológicas e melhoria na gestão das propriedades.

A ação é conduzida pela PRESTEC – Consultoria e Planejamento Agropecuário, realizada nas cooperativas COPOTRAN e COOPATRANS, com articulação junto a OCB/PA e a Conexsus. O serviço visa solucionar desafios relacionados à baixa adoção de boas práticas pós-colheita, ausência de controle técnico das propriedades e dificuldades de acesso a mercados diferenciados, promovendo capacitação e assistência técnica continuada, apoio à implantação de ferramentas de gestão organização de mutirões de regularização fundiária e visitas técnicas periódicas.

Desde o seu lançamento, o ATERCOOP atua com três grandes linhas de ação. Engajamento de líderes locais para garantir suporte e envolvimento contínuo no projeto; Realização de visitas técnicas iniciais para avaliar e melhorar as práticas de controle de pragas. Implementação de treinamentos especializados com a colaboração dos parceiros do projeto. E suporte complementar para a regularização documental.

A engenheira agrônoma e cooperada da COOPATRANS, Hélia Moura, é a responsável técnica do projeto na cooperativa. Ela conta que a parceria com a OCB/PA e demais instituições é muito importante para os cooperados e agricultores. “Sou agricultora, cooperada e acompanho o projeto e vejo que teremos um impacto na assistência técnica que vão fortalecer o cultivo do cacau na região e a socioeconomia da agricultura e isso vai alavancar os negócios dos produtores que estão empenhados no cultivo do cacau”, afirmou Hélia.

Os efeitos do projeto já podem ser notados com a regularização documental em parceria com a EMATER para garantir conformidade com o CAFs e as visitas técnicas, focando em colheita e pós-colheita com ênfase na segurança, incluindo o uso de EPIs pelo instituto Conexsus. Além do financiamento do projeto Farol, captado pode meio de Edital junto aos Países Baixos, que também será incorporado ao processo de digitalização e rastreabilidade da produção das cooperativas.

“Estamos acompanhando a transformação que o projeto ATERCOOP CACAU está promovendo na nossa cooperativa e aos produtores rurais do nosso estado. Desde o início da implantação, visamos a assistência técnica especializada, fomentar o cooperativismo e agregar valor à cadeia produtiva do cacau. E nós seguiremos firmes, apoiando, fortalecendo e levando mais oportunidades para nossas cooperativas. O campo paraense tem força e muito potencial”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

O projeto prevê o atendimento inicial de 30 cooperados nas duas cooperativas potencializando ações coletivas. Também elegeu um agente de campo da própria cooperativa para coordenar as ações e promover a sustentabilidade das ações junto aos produtores.

Sistema OCB/PA

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.