Cooperativas baianas bem ranqueadas no ENEM
31/07/2025
O cooperativismo educacional contribui para difundir os valores e princípios cooperativistas e chegar a diferentes lugares e pessoas. Na Bahia, as cooperativas que atuam no segmento educacional têm papel fundamental em fazer com que o cooperativismo chegue mais longe ao ser compartilhado junto à comunidade escolar. Para além de toda transformação gerada nas comunidades onde estão inseridas, as cooperativas de educação na Bahia vêm apresentando resultados positivos que atestam a qualidade do ensino ofertado. Um exemplo disso, foi o desempenho alcançado no último Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM com o resultado por escolas divulgados neste mês de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação - MEC.
Os dados mostraram que a Cooperativa Educacional de Caetité - Coopec (Caetité) foi destaque em âmbito estadual, regional e municipal; a Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb (Barreiras), sobressaiu regionalmente e no nível municipal; a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis - Cooeduc (Eunápolis) e a Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil (Irecê) obtiveram performances destacadas nos respectivos municípios.
Um desempenho tão positivo no ENEM 2024 é fruto do trabalho de muitas mãos que demonstram o modelo de excelência do cooperativismo baiano em diferentes segmentos. É o que defende o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “As cooperativas como um modelo societário constituído essencialmente por pessoas, têm como entrega a dedicação e esforço coletivo empreendido por seus membros. Portanto, o resultado de destaque das cooperativas educacionais baianas no maior e principal teste de avaliação estudantil do Brasil, acaba por ser o reflexo do empenho dos alunos, bem como do trabalho desempenhado por cooperados, colaboradores, dirigentes, em proveito de toda a comunidade escolar. Como acontece em outras atividades, as cooperativas de educação oferecem um serviço de alta relevância, com presença impactante na comunidade e qualidade comprovada”, comentou o dirigente do cooperativismo na Bahia.
Preparação das cooperativas baianas para o ENEM
Na Região Sudoeste da Bahia, a Coopec obteve a primeira colocação dentre todas as escolas participantes do ENEM e obteve destaque na Bahia com a 19ª posição alcançada. Com nota média de 666,16, a escola chegou ao top 20 das escolas participantes do ENEM 2024 em todo o estado. Fundada no ano de 1992, a Coopec surgiu como solução à migração de estudantes do município para grandes centros em busca de ensino de qualidade.
Para alcançar o resultado que coloca a Coopec dentre as instituições de ensino mais bem avaliadas do estado, muita preparação foi necessária. “Mais do que uma avaliação, o ENEM representa hoje a principal porta de entrada para as universidades brasileiras. Preparar o estudante para esse desafio é também prepará-lo para o futuro. Por isso, o Colégio da Coopec investe continuamente em metodologias ativas de aprendizagem, materiais didáticos atualizados e no acompanhamento individualizado, promovendo uma educação que alia desempenho acadêmico e desenvolvimento humano. Essa conquista é um marco, mas também um impulso para seguirmos firmes em nosso compromisso: formar pessoas e transformar realidades por meio da educação”, comentou a diretora da Coopec, Iamara Junqueira.
Em Barreiras, a Coopeb ficou posicionada em terceiro lugar no município com a décima maior população do estado com pouco mais de 165 mil habitantes. A nota média de 644,23, obtida pelos participantes da escola cooperativa garantiu a mesma colocação na Região Oeste da Bahia. A cooperativa educacional foi fundada em 1992 por um grupo composto, em sua maioria, por funcionários do Banco do Brasil, além de profissionais liberais das diversas áreas, dispostos a garantir educação de qualidade para os seus filhos e filhas.
A diretora Pedagógica da Coopeb, Edlania de Carvalho, explica o processo adotado pela escola cooperativa para chegar em resultados tão positivos no exame nacional, para quem a formação dos alunos deve congregar aspectos cognitivos e acadêmicos quanto elementos de formação humana e cidadã. “A COOPEB sempre primou por preparar seus estudantes para a aprovação no ENEM, estando nos últimos anos, entre as primeiras escolas de Barreiras em aprovações e desempenho. Com o intuito de ofertar uma maior gama de experiências, fizemos parceria com o SAS, sistema de ensino que possui, além de material e recursos desenvolvidos por especialistas no exame, é a plataforma de ensino líder no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), porta de acesso às instituições públicas de ensino superior. Além disso, realizamos um suporte de ensino que conta com simulados periódicos, mentoria, análise de resultados individuais e direcionamento de estudos personalizado”, explicou a gestora educacional.
Diretamente da Chapada Diamantina, com paisagens exuberantes, a Coperil é mais uma escola cooperativista baiana que apresentou performance destacada. Os alunos que realizaram o exame voltado aos concluintes da educação básica com a nota média de 621,15 colocaram a cooperativa em 3º lugar entre as escolas de Irecê, município polo da região.
A coordenadora Pedagógica do Ensino Médio da Coperil, Suellen Barreto, explica o envolvimento de todos para o sucesso obtido no último ano na avaliação, realizada em todo o Brasil. “O ENEM é uma das principais portas de entrada para os maiores vestibulares do país e a Escola Coperil tem muito a comemorar. Nosso resultado é fruto de um trabalho construído com intencionalidade, dedicação e cooperação. Na Coperil, a preparação começa com escuta, acompanhamento próximo e estratégias que respeitam o ritmo e os sonhos de cada estudante. Simulados, oficinas de redação, rotina de estudo orientada e um ambiente acolhedor fazem parte do nosso dia a dia. Tudo isso com o envolvimento de uma equipe comprometida e apaixonada pelo que faz. Ver nossos alunos alcançando seus objetivos é a confirmação de que estamos no caminho certo”, celebrou a gestora da escola cooperativa fundada em 1991 como resposta à uma crise financeira local que encareceu os custos das mensalidades nas escolas instaladas no município.
Outro importante resultado das cooperativas educacionais baianas veio de Eunápolis, 14ª cidade baiana mais populosa. Com nota média de 599,96, os estudantes da cooperativa a levaram para a terceira colocação geral no município da Região Sul do estado. Com história iniciada em 1992, a Cooeduc tem por objetivo proporcionar aos alunos de Eunápolis uma educação de qualidade e estima já ter impactado mais de 15 mil famílias ao longo dos mais de 30 anos de trajetória.
Para a diretora da Cooeduc, Márcia Tito, muito mais do que um resultado numérico, o desempenho no ENEM evidencia um projeto pedagógico sólido, fruto de um trabalho coletivo, guiado pelos princípios do cooperativismo. "O resultado no ENEM 2024 é reflexo do esforço conjunto entre estudantes, professores, famílias e gestão, e também da força do cooperativismo, que nos ensina a caminhar juntos, com solidariedade, corresponsabilidade e propósito comum”, concluiu.
ENEM 2024 na Bahia
Na Bahia, conforme o INEP, o Exame Nacional do Ensino Médio 2024 contou com mais de 376 mil participantes inscritos e mais de 22 mil escolas entre instituições privadas e públicas federais, estaduais e municipais. Realizado nos dias 3 e 10 de novembro passado, os participantes foram submetidos a conteúdos que avaliaram as competências e habilidades em provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.
Criado em 1998, atualmente o exame é a principal forma de avaliação para ingresso em instituições de ensino superior públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada - Sisu, e em instituições de ensino superior privadas, por meio do Programa Universidade para Todos - Prouni (bolsas integrais e parciais) e do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies.
Ascom Sistema Oceb