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Mulheres do cooperativismo capixaba participam de workshop de escrita

04/08/2025

O auditório do Sistema OCB/ES recebeu, na manhã da última quarta-feira (30/7), 12 mulheres que atuam em cooperativas capixabas. Elas participaram de um workshop de escrita conduzido pela consultora e instrutora de Comunicação Tatiane Braga, que possui 15 anos de experiência no telejornalismo e agora realiza palestras, treinamentos e mentorias no mercado corporativo.

A ação estava prevista no plano de trabalho do comitê estadual de mulheres cooperativistas do Espírito Santo, o Elas pelo Coop ES. Com isso, pretende-se fomentar a escrita de artigos produzidos pelas integrantes do comitê a fim de disseminar conhecimentos que elas têm sobre o cooperativismo e temas relacionados. 

Isabella Soeiro, que hoje ocupa o cargo de coordenadora-geral do comitê, frisou que o intuito da oficina e da escrita de artigos é dar visibilidade às mulheres do coop capixaba e compartilhar experiências e conhecimentos.  “A nossa ideia é dar luz ao que o comitê faz, ao que essas mulheres tão potentes fazem no seu dia a dia por meio da escrita”, disse.

Tatiane Braga iniciou o workshop ressaltando a importância de as mulheres escreverem sobre temas com os quais se identificam. “Comunicação é emoção que gera conexão”, salientou. O intuito é que as participantes utilizem a escrita para verbalizar suas ideias e vivências e se conectar de forma genuína com o público que desejam alcançar.

A facilitadora ainda pontuou que não é necessário ter domínio completo de determinado assunto, mas o suficiente para transmitir uma mensagem coerente e coesa. “Precisamos tirar esse peso de nós, de saber tudo sobre um tema. Quando fazemos isso, a escrita se torna mais natural”, recomendou.

A instrutora também trouxe à tona um receio comum dos escritores, mas que pode ser amenizado com técnicas de escrita. “No fundo, temos medo de falar em público e de escrever um artigo pensando no que o outro vai pensar. E se o outro discordar? Quando a gente consegue, com técnica, organizar nossas ideias de forma que ficamos satisfeitas com nosso texto, temos mais segurança”, tranquilizou.


5 passos para escrever um artigo de opinião

Durante o workshop, a instrutora compartilhou uma estratégia de planejamento de artigos organizada em cinco passos. A primeira é pensar em quem escreve o artigo, ou seja, refletir sobre a própria autoridade e experiência do autor ou autora para balizar a escolha de um tema. Uma cooperada do Ramo Agropecuário terá propriedade para abordar a importância do estímulo à liderança feminina no campo, por exemplo.

A segunda etapa é definir uma tese que irá sustentar o artigo. Em outras palavras, escrever uma frase afirmativa que sintetize o argumento central do texto opinativo e que oriente os tópicos secundários. De acordo com Braga, esse é um passo fundamental para manter a clareza e consistência das ideias apresentadas ao longo do artigo.

O terceiro passo é pensar no público que vai receber a mensagem, para que o assunto abordado desperte o interesse da audiência, dialogando com sua realidade. Nessa etapa, o “Mapa da Empatia” pode auxiliar. A ferramenta visual ajuda a entender as necessidades e comportamentos do público-alvo, buscando capturar o que ele pensa, sente, vê, ouve, fala e faz, além de mapear dores e ganhos.

A quarta etapa envolve estabelecer o objetivo do artigo, ou seja, entender o propósito do texto e o que se pretende alcançar com a mensagem. O intuito pode ser destacar um dado relevante, divulgar uma conquista, gerar uma reflexão, contar uma história, sensibilizar o público, entre outras possiblidades. Uma dica complementar é destrinchar o objetivo listando argumentos complementares que se pretende apresentar ao longo do artigo.

Após estruturar o esqueleto, é hora de organizar a escrita do artigo. Uma estrutura básica e funcional é composta por uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, é preciso despertar o interesse do leitor, destacando porque o tema é relevante para ele. No desenvolvimento é hora de apresentar informações e argumentos que reforçam a tese ou até mesmo histórias que ajudarão o público a entender a mensagem. Por fim, a conclusão retoma e sintetiza a tese. Quem escreve deve pensar no que deseja fixar na mente do leitor e chamá-lo para a ação, seja algo concreto ou apenas gerar uma reflexão.

Outras dicas compartilhadas por Braga foram a “Regra de 3”, que consiste em focar em até três tópicos; a utilização de histórias, de preferência pessoais, para prender a atenção; e a clássica fórmula “Inimigo versus Herói”, quando se apresenta um problema antes de uma solução.

 

Sistema OCB/ES / Foto: Sistema OCB/ES

 

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