Newsletter
Notícias

Ancat é reconhecida como primeira e única entidade gestora de logística reversa coordenada por catadores no Brasil

05/08/2025

A Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) conquistou um marco inédito ao ser reconhecida oficialmente como a primeira e única entidade gestora de logística reversa coordenada por catadores no país, conforme estabelecido pela Portaria GM/MMA nº 1.450, publicada em 30 de julho de 2025.

O reconhecimento vem para oficializar um trabalho que a Ancat já executa há oito anos, por meio do programa Reciclar pelo Brasil, conectando cooperativas de catadores a grandes empresas em todo o território nacional. Nesse período, mais de 800 mil toneladas de resíduos foram recuperadas em parceria com a com cooperativas de catadores, gerando renda digna para milhares de trabalhadores e promovendo impacto ambiental positivo.

Desde a criação do sistema de logística reversa no país, a Ancat tem atuado de forma histórica no acompanhamento e na viabilização de todo o processo, sendo signatária e parte anuente do Acordo Setorial de Embalagens. Ao longo desses anos, contribuiu para estruturar soluções eficientes em parceria com as cooperativas, garantindo a participação ativa dos catadores no sistema. No entanto, por não possuir até então a homologação como entidade gestora, os resultados expressivos alcançados eram contabilizados nos relatórios do Ministério do Meio Ambiente, mas sem o devido reconhecimento da Ancat como a entidade gestora responsável pela operação

Para o presidente da Ancat, Roberto Rocha, a publicação da portaria é o reconhecimento de um trabalho pioneiro e consolidado. “O que a portaria faz é oficializar aquilo que a Ancat já vinha realizando com excelência. Somos a primeira e única entidade de catadores com essa homologação no país, e isso fortalece nosso papel estratégico dentro da logística reversa nacional. Temos agora a expectativa de ampliar ainda mais as parcerias com empresas, para que a reciclagem inclusiva seja um compromisso real e de grande escala”, afirma Rocha.

O Reciclar pelo Brasil já impactou 269 cidades e viabilizou mais de R$ 413 milhões em vendas de materiais recuperados por organizações vinculadas ao programa entre 2017 e 2024. A nova homologação abre caminho para que esses resultados ganhem maior visibilidade e força institucional, consolidando a participação dos catadores no sistema oficial de logística reversa brasileiro.

Com um Departamento de Logística Reversa dedicado, a Ancat reafirma seu compromisso de continuar liderando soluções inovadoras e fortalecendo a integração entre catadores, indústria e poder público, consolidando uma reciclagem inclusiva, transparente e socialmente justa em todo o país.

Ancat

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.