Prefeito de Belo Horizonte reconhece a importância do cooperativismo para a cidade
06/08/2025
O coop mineiro recebeu uma visita ilustre na semana passada. O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, esteve na sede da Sistema Ocemg — a convite das cooperativas e da Frente Parlamentar do Cooperativismo de BH — para conhecer melhor a força e o impacto do setor no dia a dia da capital mineira e de todo o Estado.
“O cooperativismo em Minas Gerais é estratégico por alavancar o PIB do nosso Estado”, avaliou Damião. “Além disso, tem relevância social pela geração de empregos em diversos setores e se destaca como modelo para outros estados brasileiros. O cooperativismo, em Minas, é um orgulho para todos nós, mineiros”.
O prefeito reforçou que o governo municipal está aberto a modelos de negócios capazes de gerar desenvolvimento econômico e social para a capital. “Eu sempre digo que BH é hoje uma cidade do ‘sim’. Estamos estendendo o tapete vermelho para quem queira vir aqui investir e empreender”, afirma. “O Sistema Ocemg terá sempre um canal direto com a Prefeitura; um diálogo permanente para, juntos — Poder Público e cooperativas — trabalharmos ainda mais por nossa cidade e por nosso Estado”.
Contato direto
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, considerou a reunião com o prefeito Álvaro Damião extremamente positiva para as cooperativas mineiras. “A conversa permitiu apresentar formalmente o cooperativismo ao chefe do Executivo municipal, destacando nossas frentes parlamentares, as parcerias já existentes com a Prefeitura e as possibilidades de atuação conjunta”, conclui.
O vereador Maninho Félix, presidente da Frencoop BH, avaliou o encontro como uma oportunidade para reforçar a agenda de trabalho conjunto do setorcom o governo municipal. “A visita à sede do Sistema Ocemg, ao lado do prefeito Álvaro Damião, reforça o compromisso da nossa cidade com o cooperativismo mineiro”, declara. “Esse contato direto entre o Poder Público e o setor cooperativista é fundamental para ampliar parcerias, fomentar políticas públicas e valorizar as iniciativas que geram renda, inclusão e desenvolvimento local”.
Vale destacar: hoje, a capital mineira está inserida na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte, que conta com 278 cooperativas. Juntas, elas movimentam R$ 38,1 bilhões por ano e geram mais de 14 mil postos de trabalho. Os dados são do Panorama do Cooperativismo Mineiro 2025.
Sistema Ocemg