Sistema Ocemg oferece portfólio de soluções ESG para cooperativas
12/08/2025
O coop mineiro segue no protagonismo do mercado cooperativista de sustentabilidade. Acaba de ser lançado o Portfólio de Soluções ESGCoop do Sistema Ocemg, com 19 palestras, workshops, cursos e metodologias desenvolvidas para fortalecer a cultura da sustentabilidade em nosso Estado. Existem oportunidades de aprendizagem para cooperativas com diferentes graus de maturidade na pauta ESG — sigla em inglês para meio ambiente (E), responsabilidade social (S) e governança corporativa (G). E a primeira delas será oferecida já esta semana, no dia 14/08 (quinta). Trata-se de uma palestra de conscientização sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas, que será realizada virtualmente.
“O portfólio de soluções ESGCoop desenvolvido pelo Sistema Ocemg se soma ao das soluções disponibilizadas pelo Sistema OCB na plataforma CapacitaCoop”, explica a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar. “As nossas se diferenciam por considerar a realidade específica das cooperativas mineiras, atendendo às demandas e os anseios do nosso Estado”.
Neste primeiro momento, as soluções desenvolvidas pela Casa do Cooperativismo Mineiro serão disponibilizadas prioritariamente às cooperativas que preencheram o diagnóstico ESGCoop em 2024 — desenvolvido pelo Sistema OCB e aplicado em 108 coops mineiras. A expectativa é ampliar o acesso a esses instrumentos, já nos próximos meses, para outras coops.
“O mundo exige novas respostas. E o cooperativismo, com sua essência democrática, inclusiva e colaborativa, tem muito a oferecer. O ESG nos ajuda a traduzir esses valores em práticas e resultados”, reforça Andréa.
Grau de maturidade
As soluções do portfólio ESGCoop do Sistema Ocemg estão divididas em três categorias: inicial e básica, intermediária e avançada. Na prática, elas acompanham o nível de maturidade apontado pelo Diagnóstico ESGCoop.
De acordo com Andréa Sayar, a categorização das cooperativas permitiu a identificação dos desafios em comum a cada grau de maturidade. A partir disso, foi possível construir um planejamento estratégico progressivo de crescimento. “O diagnóstico ajudou tanto as cooperativas quanto o Sistema Ocemg a entenderem onde elas estão e aonde podem chegar”, explicou. “A partir dele, foi possível desenhar um portfólio com soluções mais assertivas e alinhadas à realidade das nossas coops.”
Confira, a seguir, como as soluções se aplicam a cada grau de maturidade das cooperativas:
Categoria | Descrição | O que o portfólio propõe para elas? |
Inicial e Básico |
Cooperativas em processos iniciais da adoção de práticas ESG, implementação de iniciativas sustentáveis para mitigar riscos e melhorar o desempenho em tópicos sociais, ambientais e de governança. |
Aprofundar indicadores e vincular suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). |
Intermediária |
Cooperativas em consolidação das práticas ESG, já alcançando benefícios em eficiência, inovação, confiança de mercado e da sociedade. |
Consolidar indicadores, alinhar governança e transformar ações pontuais em políticas permanentes. |
Avançada |
Cooperativas reconhecidas nas práticas ESG, com elevado padrão estabelecido de processos e práticas para a responsabilidade corporativa. Podem representar exemplo para outras organizações. |
Investir em inovação, certificações ESG, relatórios com auditoria externa e ações de impacto positivo em cadeia — fortalecendo o ecossistema cooperativista na totalidade. |
Serviço
A jornada ESG nas cooperativas mineiras está apenas começando, e com ela um futuro mais resiliente e sustentável. Para conhecer o portfólio completo de soluções, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
O que as cooperativas esperam do Portfólio de Soluções ESGCoop?
“Nossa expectativa é que as soluções apresentadas pelo Sistema Ocemg contribuam de forma efetiva para o aprimoramento de nossos processos e para o fortalecimento da gestão. Já estamos, inclusive, implementando ações com foco na sustentabilidade, direcionadas ao descarte adequado de cartões, bem como a redução do uso de papel físico”.
Lara Camila de Faria, analista de Qualidade de Projetos na Unimed Pato de Minas
“O diagnóstico ESGCoop trouxe uma visão clara dos avanços já consolidados, além de apontar oportunidades de melhoria em áreas estratégicas. A experiência foi enriquecedora e contribuiu significativamente para o fortalecimento da nossa gestão e das práticas sustentáveis. Ficamos bastante satisfeitos com a coerência entre os dados apresentados e o nosso planejamento estratégico.”
Silvia Leão Barbosa Metz, gerente de Governança e Investimento Social da Sicoob Credicopa
Confira o cronograma baixo:

Sistema Ocemg