Workshop Internacional discute o papel das cooperativas da Agricultura Familiar no contexto da COP30
28/08/2025
O protagonismo das cooperativas da agricultura familiar na construção de um futuro sustentável foi o centro das discussões do Workshop Internacional sobre o Papel das Cooperativas da Agricultura Familiar no contexto da COP 30, realizado pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária- Unicafes, com apoio da Sedeme, em Belém, com o objetivo de envolver os líderes em debates estratégicos sobre como o cooperativismo da agricultura familiar pode promover transições justas, segurança alimentar e resiliência frente a crise climática, contribuindo para o cumprimento dos ODS’s.
O Sistema OCB/PA esteve presente ativamente nos debates, reforçando o compromisso do cooperativismo paraense em promover soluções sustentáveis e inclusivas diante dos desafios climáticos globais. O encontro reuniu lideranças nacionais e internacionais, representantes da ONU, do Ministério de Agricultura e Pecuária, Ministério de Desenvolvimento Agrário, da Secretaria Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, parlamentares e organizações da sociedade civil.
O workshop destacou a importância das cooperativas da agricultura familiar como agentes estratégicos para a segurança alimentar, a geração de renda e a preservação ambiental. Foi ressaltado que esse segmento responde por grande parte da produção de alimentos consumidos no Brasil, e que a organização em cooperativas fortalece o acesso a mercados, garante preços justos e estimula a adoção de práticas produtivas sustentáveis.
Representando o MDA, o consultor de relações internacionais João Marcos Martins, afirmou que, “não tem como discutir a soberania da fome sem passar pelas cooperativas e o fortalecimento da agricultura familiar. Porque os produtores têm a vocação para gerar o alimento, mas as cooperativas é quem fazem a comercialização”, declarou.
“Estamos com o compromisso claro de ajudar a fortalecer as cooperativas que produzem alimentos saudável, geram renda e preservam a socio biodiversidade” ressaltou a Secretária Nacional de Povos e comunidade Tradicionais, Edel Moraes.
Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a realização de um evento internacional onde se discute o protagonismo do cooperativismo é importante para o fortalecimento do setor. “A Amazônia será o palco das discussões da COP 30, e nada mais justo do que mostrar ao mundo o papel das nossas cooperativas no equilíbrio entre produção, preservação e inclusão social. O cooperativismo é parte da solução para os desafios climáticos globais”, destacou Raiol.
O papel do Sistema OCB/PA
A participação do Sistema OCB/PA reforça a representatividade do cooperativismo paraense em um momento de grande visibilidade internacional. Além de contribuir com dados, experiências e propostas, a entidade destacou a necessidade da regularização ambiental e fundiária para fortalecer os pequenos produtores; a ampliação do acesso a mercados nacionais e internacionais e a inclusão das cooperativas como protagonistas nos debates sobre bioeconomia e mudanças climáticas.
Sistema OCB/PA