Notícias
Assessoramento do Cataforte visita a Rede Nova Geração no Rio Grande do Sul
01/09/2025
Entre os dias 19 e 21 de agosto, a equipe técnica da Ancat de assessoramento estratégico do programa Cataforte no âmbito do Projeto 21758, esteve no Rio Grande do Sul, nas cidades de Erechim e Passo Fundo, visitando os 07 empreendimentos de catadores e catadoras que compõem a Rede Nova Geração. Este processo faz parte da execução de diagnóstico do Projeto de Assessoramento do Novo Cataforte, com o objetivo de conhecer melhor o contexto de cada rede para ofertar a devida assessoria, além de oportunidades adequadas a realidade das associações e cooperativas.
A Rede Nova Geração conta atualmente, com 07 unidades de associações/cooperativas, com cerca de 155 catadores e catadoras. A organização foi uma das contempladas para recebimento de aporte de recursos do Novo Cataforte.
A Ancat, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, é responsável pelo monitoramento e assessoramento estratégico do programa Cataforte no âmbito do Projeto 21758, garantindo que as ações desenvolvidas alcancem seu objetivo de fortalecer as associações e cooperativas e ampliar as oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras do setor.
Os investimentos aprovados para a Rede Nova Geração dentro do Novo Cataforte visam: Consolidar a inclusão socioeconômica e a autonomia dos catadores e catadoras da Rede Nova Geração, aprimorando a gestão participativa, solidária e cooperativa, capacitando os catadores e catadoras da Rede, melhorando a infraestrutura dos empreendimentos, expandindo as operações negociais para comercialização conjunta, para prestação de serviço de coleta seletiva e negociação de créditos de logística reversa, visando a sustentabilidade e dignidade do trabalho dos catadores e catadoras.
Ancat