Dia C no Pará celebra solidariedade e reforça o voluntariado cooperativista
05/09/2025
O maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil vem se consolidando como uma data que mobiliza cooperativas de diferentes segmentos em prol do bem comum. Neste ano de 2025, a celebração ganhou ainda mais força, passando a ser realizada em 30 de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Voluntariado, ampliando o reconhecimento da relevância social dessa iniciativa.
Mais do que uma data no calendário, o Dia C representa a união de esforços das cooperativas em projetos que transformam comunidades, estimulam a solidariedade e geram impacto positivo duradouro. Ações de saúde, educação, sustentabilidade, inclusão e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade estão entre as principais atividades realizadas.
No Pará, no município de Castanhal, a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) em intercooperação com a cooperativa de soluções financeiras, SICREDI NORTE, promoveu o tradicional Pedal da Cooperação para alunos e familiares, mobilizando aproximadamente 290 participantes. Além disso, ocorreu a 1ª edição do Cine Sicredi, levando cultura e diversão para 300 crianças.
O Governo do Estado foi um dos grandes parceiros por ceder o espaço da Usina da Paz, de Castanhal, para a realização de serviços à comunidade como emissão de documentos, atendimentos de saúde e jurídicos, alcançando aproximadamente 180 pessoas.
Em Paragominas, foram dois dias de ação em intercooperação das cooperativas SICREDI Sudoeste, SICOOB Primavera, CRESOL Transamazônica e COOPERNORTE. No dia 30, na sede do Projeto Juquinha, aproximadamente 500 pessoas participaram das ações de saúde, bem-estar, atividades educacionais e de serviços documentais.
No dia 31, ocorreu a 1ª Corrida do Voluntariado, onde todo o valor arrecado com as inscrições foi em prol do desenvolvimento do Projeto Juquinha, que atua há mais de 20 anos no município, oferecendo serviços essenciais para crianças e adolescentes neurodivergentes, com atendimento especializado e atividades que promovem o desenvolvimento e a inclusão de crianças com deficiência. Quase mil pessoas correram em prol da inclusão, do voluntariado, da cooperação e por um mundo melhor.
A equipe do Sistema OCB/PA participou das ações em ambos os municípios, reafirmando o compromisso com as cooperativas, no qual oferece todo o suporte necessário para a concretização da ação, fomentando, ainda mais, a estruturação de projetos de Dia C.
“O Dia C é uma oportunidade de mostrar, na prática, como o cooperativismo transforma vidas. Cada ação realizada representa cuidado, inclusão e solidariedade, e o mais importante é que esse movimento não se limita a uma data. As cooperativas podem e devem continuar multiplicando essas iniciativas ao longo de todo o ano, ampliando o impacto positivo nas comunidades”, destacou Melize Borges, responsável pelas ações do Dia de Cooperar no Sistema OCB-SESCOOP/PA.
As cooperativas podem desenvolver ações do Dia C até o fim do ano, garantindo que a solidariedade se multiplique de forma contínua e não apenas em um único dia de mobilização.
Com a mudança da celebração para próximo do dia do voluntariado, o Dia C fortalece ainda mais o papel do cooperativismo como agente de transformação social e reafirma seu compromisso em ser parte das soluções para os desafios da sociedade.
“O Dia de Cooperar simboliza a essência do nosso movimento: a união de pessoas em torno do bem comum. Quando vemos cooperativas de diferentes ramos atuando juntas, percebemos o quanto o cooperativismo é capaz de gerar transformação social real. Essas ações deixam um legado que ultrapassa números e estatísticas, porque tocam vidas, fortalecem comunidades e mostram que a cooperação é o caminho para um futuro mais justo e solidário”, ressaltou Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-SESCOOP/PA.
O Dia de Cooperar comprova que o cooperativismo é ator-chave para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, dando visibilidade para as ações de impacto socioambiental das cooperativas durante o ano todo, em paralelo com ações internas de ESG.
Sistema OCB/PA