Newsletter
Notícias

Sicredi alcança marco de 3 mil agências em todo o Brasil

16/09/2025

O Sicredi atingiu o marco de 3 mil agências no país. Os pontos de atendimento estão distribuídos em mais de 2,1 mil municípios, em todas as regiões do Brasil, reforçando o compromisso da instituição com a proximidade e o desenvolvimento das comunidades onde atua. Atuando em sistema, com mais de 100 cooperativas, a instituição contabiliza mais de 9 milhões de associados, e tem planos de expansão arrojado. 

A projeção é que em 2025 sejam inaugurados 270 espaços físicos, com investimento estimado em mais de R$ 310 milhões. Em 10 anos, o Sicredi abriu mais de 1,5 mil agências, resultando em um crescimento superior a 110% desde 2014. “No Sicredi, as agências são ambientes de relacionamento, acolhimento e orientação. O marco de 3 mil agências vai além de um dado numérico: representa nosso compromisso com os associados e com o desenvolvimento das comunidades”, afirma César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi. 

Segundo ele, as cooperativas seguem investindo para que cada agência seja um ativo estratégico, capaz de gerar impacto positivo nos locais onde o Sicredi está presente, fortalecer vínculos e promover o crescimento local. Presente fisicamente em todos os estados e no Distrito Federal, a cooperativa financeira tem ampliado sua atuação, levando soluções financeiras acessíveis e personalizadas a municípios de diferentes portes.  

Os espaços estão distribuídos tanto em grandes centros urbanos, incluindo todas as capitais brasileiras, quanto em cidades pequenas. Em mais de 200 municípios, o Sicredi é a única instituição financeira com presença física, estando em algumas cidades com menos de 2 mil habitantes. Em Mato Grosso, no distrito de Nossa Senhora da Guia, a 40 km de Cuiabá, o Sicredi é a única instituição financeira presente fisicamente. Foi inaugurada em 2023 e desde então contribui para inclusão financeira da comunidade, bem como o desenvolvimento econômico e social da região.  

O Sicredi chegou a Mato Grosso em 1989 e desde então, tem ampliado sua presença no estado. Atualmente são 192 agências, espalhadas por 131 municípios, responsáveis pelo atendimento de mais de 1 milhão de associados, com dados atualizados em agosto. Com relação aos grandes números, no 1° semestre deste ano, os ativos somaram R$ 51,7 bilhões, alta de 5% em relação ao mesmo período de 2024. O volume de depósitos também cresceu 5%, alcançando R$ 22,7 bilhões. A carteira de crédito chegou a R$ 36,4 bilhões, um aumento de 4% sobre o ano anterior, na mesma base comparativa. 

O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, destaca que o número de agências alcançado reflete a missão do cooperativismo de estar próximo das pessoas e de levar prosperidade para as comunidades.  Para ele, cada ponto de atendimento físico aberto representa inclusão financeira e oportunidade de desenvolvimento em regiões onde, muitas vezes, não existe outra instituição disponível. 

“O Sicredi em Mato Grosso faz parte desse marco de 3 mil agências no país, um número que traduz a força do cooperativismo que nos move. Aqui, estamos presentes em 92% dos municípios, chegando perto das pessoas, entendendo suas histórias e necessidades. Em 17 dessas cidades, somos a única instituição financeira presente fisicamente, e isso torna nosso compromisso com a inclusão e o desenvolvimento local ainda mais verdadeiro”, resume Spenthof. 

 

Presença e impacto positivo 

A atuação do Sicredi por meio das suas agências gera impactos concretos nas comunidades. Uma pesquisa conduzida pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), demonstra que a presença das cooperativas de crédito tem efeitos diretos no avanço econômico e social dos municípios. Os dados apontam que, nas cidades onde há essas instituições, há o incremento de 10% no PIB per capita, aumento de 15,1% no total de vagas de emprego e de 15,6% no número de estabelecimentos comerciais.  

Ao mesmo tempo que expande fisicamente, o Sicredi também investe em soluções digitais, fortalecendo o conceito “fisital” — a integração entre canais físicos e digitais. Paralelamente à abertura de novas agências, segue investindo fortemente no autosserviço digital, que já concentra mais de 96% das transações realizadas pelos associados e recebe ótimos feedbacks nas lojas de aplicativos. São canais complementares, que buscam atender cada associado no que ele precisa para organizar suas finanças pessoais ou as de seus negócios. “No Sicredi, a agência não é um centro de custos, mas um ponto de relacionamento humano, inclusive além do espaço físico, como em visitas, feiras e eventos da comunidade. É sobre estar junto de fato”, acrescenta César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi. 

Assessoria de Imprensa Sicredi

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.