Notícias
Fórum das Cooperativas do Ramo TPBS é realizado na Unicampo, em Maringá, com 30 participantes
18/09/2025
Trinta dirigentes e gestores de nove cooperativas paranaenses do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços (TPBS) estão participando, nesta quinta-feira (18/09), do fórum que o Sistema Ocepar está promovendo no auditório da Unicampo, em Maringá, no Noroeste do Estado. A programação teve início às 9h30 e prossegue até às 17h.
Logo após a abertura, a cooperativa anfitriã Unicampo fez uma apresentação sobre o modelo operacional, controles e relacionamento com cooperados. O impacto da reforma tributária e os números consolidados do ramo TPBS também estiveram em pauta no período da manhã.
Na parte da tarde, o doutor em Direito, Bruno Grego Santos, fará uma palestra sobre os desafios e perspectivas das cooperativas de trabalho no Brasil. A analista técnico institucional do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Priscila Silva Coelho, irá falar sobre a atuação e ações da entidade vinculadas ao ramo. Será ainda feito um levantamento das demandas das cooperativas antes do encerramento.
Sobre o ramo TPBS
No Paraná, há 16 cooperativas do ramo TPBS registradas no Sistema Ocepar, com atuação em diversos segmentos do mercado, como assistência técnica agrícola e pecuária, treinamento, consultoria, ensino de línguas, turismo, serviços de mão de obra, tecnologia da informação, comunicação, entre outros. Juntas, elas possuem 8.248 cooperados, 139 funcionários e faturaram, em 2024, R$ 360,6 milhões.
Sistema Ocepar