Senadora Professora Dorinha destaca atuação do Sistema OCB/TO em sessão no Senado Federal
13/10/2025
Durante audiência pública da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, para celebrar os 50 anos do ensino superior em cooperativismo no Brasil, realizada na tarde desta terça-feira (8/10), a senadora Professora Dorinha Seabra fez referência ao trabalho desenvolvido pelo Sistema OCB/TO, destacando o papel da superintendente Maria José Oliveira e do presidente Ricardo Khouri no fortalecimento do cooperativismo no Tocantins.
A audiência discutiu a importância da inclusão do cooperativismo nos currículos da educação brasileira, reforçando seu papel na formação cidadã e no desenvolvimento sustentável do país.
Durante sua fala, a senadora Professora Dorinha fez referência ao presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri:
“Eu gostaria, sei que não tá presente, mas de cumprimentar o senhor Ricardo Khouri, que é o presidente da OCB no Tocantins.”
Em seguida, a senadora compartilhou sua experiência com o sistema cooperativista durante sua atuação à frente da Secretaria de Educação do Tocantins:
“Eu fui secretária de Educação no Tocantins por quase 10 anos e eu conheci o sistema cooperativista a partir de uma iniciativa do governo do estado na época, que queria transformar todas as escolas públicas em escolas cooperativas, e eu comecei a estudar e verificar e fui a várias escolas que existiam na área da educação. Comecei por aprender que não adiantava um governador querer criar escolas cooperativas, porque não vem de cima pra baixo. O modelo cooperativo nasce ao contrário, ele nasce da sociedade, na forma de organização. Mas isso me permitiu, na época, aprender muitas coisas e levar para o princípio que o governador queria: dar autonomia para cada escola — financeira, administrativa — e fortalecer a gestão de cada uma delas, envolvendo os pais”, relatou.
Mais adiante, Dorinha fez uma menção especial à superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, reconhecendo sua contribuição ao movimento cooperativista no estado:
“Eu não poderia deixar de mencionar a Maria José, que é uma pré-histórica do cooperativismo do meu estado — quando eu digo pré-histórica é com carinho, porque é uma pessoa que nos ajudou muito, no trabalho da Secretaria, no empoderamento de mulheres e ao mesmo tempo no fortalecimento do movimento. O nome dela se mistura com todo o movimento cooperativista no estado do Tocantins,” afirmou.
A senadora finalizou ressaltando a importância de o país ampliar a compreensão e o reconhecimento do cooperativismo:
“Acho que o Brasil precisa avançar mais na compreensão. Lógico que, pela própria natureza, o modelo cooperativista não é algo que se faça a partir de um decreto,” comentou.
A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo portal do Senado Federal e está disponível para acesso: Clique aqui!
Sistema OCB/TO / Foto: Transmissão do Senado Federal