A Cotrijal reuniu 1,4 mil participantes na 30ª edição do Encontro de Mulheres, realizado em encontros regionais nas cidades de Não-Me-Toque, Soledade e Tapejara, com foco na integração, capacitação e fortalecimento da presença feminina no agronegócio e no cooperativismo. A iniciativa contou com apoio do Sistema Ocergs e da Bayer.
Presença feminina regional
Para celebrar as três décadas do evento, a Cotrijal optou por descentralizar o encontro — tradicionalmente realizado em Não-Me-Toque — e promover atividades em três municípios da área de atuação da cooperativa. Segundo o presidente da cooperaitiva, Nei César Manica, o novo formato ampliou a participação e facilitou a integração de mulheres associadas dos 53 municípios atendidos pela cooperativa.
“A Cotrijal cresceu e sentimos a necessidade de proporcionar mais oportunidades de participação para o público feminino de diferentes regiões. Além disso, os novos ambientes favorecem uma integração ainda maior entre as participantes”, pontuou Manica.
História e crescimento
O primeiro Encontro de Mulheres da Cotrijal ocorreu em 1995, com cerca de 200 participantes. Nesta 30ª edição, o evento alcançou 1.400 mulheres, demonstrando a consolidação da iniciativa como espaço de estímulo ao protagonismo feminino nas propriedades e na gestão cooperativa.
Essência do cooperativismo
A programação teve como atração principal a palestra “Mulher, essência da cooperação: um encontro para crescer e inspirar”, conduzida pela psicóloga e artista gaúcha Marianita Ortaça, que refletiu sobre amor-próprio, valorização de talentos e a importância de as mulheres também cuidarem de si mesmas. A programação também incluiu apresentação musical da dupla Paula e Pâmela.
Experiências de impacto
As associadas presentes ressaltaram o impacto do encontro na rotina das produtoras rurais: participaram do Comitê Mais Elas, trocaram experiências com a diretoria e destacaram a importância das palestras motivacionais para aumentar voz e confiança nas decisões nas propriedades. Esses espaços vêm consolidando a participação feminina no campo, com aprendizagem, integração e fortalecimento de redes locais.
Consolidação em série
Para marcar os 30 anos, a Cotrijal lançou uma websérie com quatro episódios nas redes sociais, em que mulheres que participam da trajetória compartilham memórias, organização do evento e perspectivas sobre o futuro da presença feminina no setor agropecuário. Confira as produções no Instagram, Facebook e YouTube.