Comitê de Mulheres percorre Minas para fortalecer presença feminina no coop
14/10/2025
Promover a escuta, a troca de experiências e a construção coletiva: esses foram os pilares dos Encontros Itinerantes do Comitê Estadual de Mulheres do Cooperativismo Mineiro realizados em 2025. As jornadas reuniram cerca de 200 participantes em três cidades – Pará de Minas, Piumhí e Janaúba – incentivando a criação de comitês locais e ampliando o debate sobre o protagonismo feminina na gestão cooperativista.
A realização dos Encontros Itinerantes faz parte de uma agenda ampla de fortalecimento da equidade de gênero nas cooperativas mineiras. Em 2022, o Sistema Ocemg criou o Comitê Consultivo de Mulheres Cooperativistas de Minas Gerais – Elas pelo Coop MG, com o objetivo de ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão e fomentar uma cultura organizacional mais diversa, inclusiva e representativa.
Desde então, o comitê vem promovendo diversas atividades com foco no protagonismo feminino. A meta é que cada cooperativa possa estruturar seu próprio comitê, com base em ferramentas práticas, entre elas um manual de implantação para as coops interessadas. Entre 2022 e 2024, 22 comitês femininos foram formalmente constituídos em Minas Gerais. Além disso, as participantes foram contempladas com uma trilha de capacitação desenvolvida pelo Sistema Ocemg exclusivamente para elas.
“O apoio do Sistema Ocemg ao Comitê de Mulheres é uma estratégia estruturante. Ao incentivar a criação de comitês locais, estamos fortalecendo a base do cooperativismo mineiro com mais diversidade, escuta e participação”, afirma a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável da Casa do Cooperativismo Mineiro, Andréa Sayar. “Quando as mulheres ocupam espaços e compartilham suas experiências, todo o cooperativismo cresce junto, mais representativo, mais forte e mais conectado com a sociedade”.
Aprendizado em movimento
A cada edição dos encontros itinerantes, o Comitê Estadual de Mulheres amplia sua presença e fortalece conexões com lideranças femininas de diferentes ramos e regiões. Para a diretora-presidente da Cooperativa de Trabalho Médico, Especialidades e Atividades Correlatas (Femcoop), Cáthia Rabelo, que é conselheira do Sistema Ocemg e integrante do Comitê Elas pelo Coop, os eventos têm papel estratégico para ampliar a participação feminina no cooperativismo mineiro.
“Os workshops itinerantes têm mostrado a força da intercooperação e da educação cooperativista”, explica. “Eles nos aproximam de realidades diversas e revelam lideranças femininas inspiradoras, que estão transformando suas comunidades com iniciativas simples, mas de grande impacto. Esses encontros fortalecem o aprendizado coletivo e reforçam que o cooperativismo cresce quando cada mulher encontra seu espaço e sua voz”.
Vozes das participantes
As cooperativas que receberam e que participaram dos Encontros Itinerantes relataram impactos diretos no engajamento das mulheres, na mobilização comunitária e na criação de novos espaços de protagonismo e formação. Veja o que elas disseram:
“A experiência contribuiu para ampliar o protagonismo das mulheres, por meio de atividades práticas, momentos de escuta e palestras inspiradoras. Houve maior envolvimento das participantes com os comitês locais, além da mobilização para ações solidárias e o fortalecimento de vínculos nas comunidades atendidas”. Cristiane Silveira – diretora do Sicoob Credivag
“A realização do evento estimulou a autoconfiança das cooperadas e colaboradoras, abrindo espaço para formações, participação ativa e identificação com o cooperativismo. O ambiente criado impulsionou a criação de grupos internos e despertou o desejo de contribuir com ideias e decisões, mesmo em ramos tradicionalmente masculinos”. Tionília Cristina – conselheira administrativa da Cooperativa de Transporte (Coopmetro)
“A atividade favoreceu a aproximação das mulheres com a cooperativa, incentivando o sentimento de pertencimento e engajamento coletivo. A partir da escuta ativa, surgiram iniciativas como campanhas solidárias e estímulo à presença feminina em cargos estratégicos, além da formação de novas lideranças com foco em sustentabilidade e inovação”. Juliana Faria – diretora da Cooperativa dos Granjeiros de Minas (Cogran)
Sistema Ocemg