Newsletter
Notícias

Reunião do CECOOP debate ações para fortalecer o cooperativismo no Pará

15/10/2025

O fortalecimento do cooperativismo paraense foi o foco central da 2ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), presidido pelo Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, com a participação do gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Diego Andrade e da Assessora Jurídica, Nelian Rossafa do Sistema OCB/PA, nesta semana, em Belém. O Conselho é formado por representantes de 10 instituições, incluindo o Poder Legislativo, Diretoria de Cooperativismo da Sedeme, órgãos públicos e entidades da sociedade civil. O colegiado tem como missão coordenar políticas de apoio ao fortalecimento do cooperativismo no estado.

Durante a reunião, foram apresentados novos membros para o biênio 2025–2027. A agenda contemplou pautas como aprovação do Regimento Interno e a apresentação dos resultados da ação “Presidente Itinerante”, iniciativa do Sistema OCB/PA que, além de identificar demandas e estreitar relações institucionais, promove a intercooperação entre cooperativas atuantes em diferentes municípios. Outro tema abordado foi a proposta de articulação para viabilizar a aquisição de produtos e serviços de cooperativas por secretarias estaduais.

O Sistema OCB/PA, que representa o movimento cooperativista paraense, apresentou propostas do cooperativismo para a COP30, bem como as estratégias desenvolvidas para colocar as cooperativas em posição de destaque durante o evento. A instituição atua no apoio à formação, capacitação e fortalecimento das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico com base nos princípios cooperativistas.

“O cooperativismo tem um papel estratégico no desenvolvimento sustentável do Pará. Trabalhar em conjunto com o governo estadual por meio do CECOOP é essencial para que possamos criar condições favoráveis ao crescimento das nossas cooperativas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das comunidades em que atuamos”, destacou o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Diego Andrade.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, abriu a reunião destacando a importância da existência da Diretoria de Cooperativismo dentro da estrutura organizacional da Sedeme. Segundo ele, a DCOOP, coordenada pela Luziane Sena, é a responsável por identificar, captar e levar as demandas das cooperativas para o CECOOP, garantindo que as necessidades e propostas do setor sejam ouvidas e consideradas nas discussões e decisões voltadas ao fortalecimento do cooperativismo no estado.

O secretário também reforçou o compromisso do Governo do Estado em apoiar o setor, reconhecendo as cooperativas como importantes agentes de transformação social e econômica. “Nosso objetivo é fortalecer as parcerias institucionais e criar um ambiente cada vez mais favorável ao desenvolvimento das cooperativas paraenses”, afirmou o secretário.

O Conselho Estadual de Cooperativismo é um fórum consultivo responsável por assessorar o Governo do Pará na formulação e acompanhamento de políticas públicas para o setor, reunindo representantes do poder público e de entidades do movimento cooperativista. A atuação do CECOOP é fundamental para articular ações interinstitucionais que promovam o crescimento sustentável do cooperativismo em todo o Estado.

Sistema OCB/PA

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.