Assembleia Lesgislativa do Ceará realiza sessão solene em homenagem ao trabalho das cooperativas cearenses na agricultura familiar e camponesa
15/10/2025
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, ontem (13/10), uma sessão solene em homenagem ao trabalho das cooperativas cearenses que atuam na agricultura familiar e camponesa. A solenidade marcou o encerramento do Seminário Estadual de Cooperativismo, promovido pela Comissão de Agropecuária da Alece, a partir de requerimento do deputado Missias Dias (PT).
O evento reuniu agricultores familiares, representantes de cooperativas e entidades ligadas ao setor, em um momento de reflexão sobre a importância do cooperativismo como instrumento de fortalecimento econômico, social e comunitário no campo.
Durante a cerimônia, 23 cooperativas cearenses foram homenageadas com certificados em reconhecimento à contribuição que têm dado ao desenvolvimento sustentável do Estado. Entre elas, a Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapajé, a Cooperativa Regional dos Assentamentos de Reforma Agrária do Sertão Central, a Cooperativa Agropecuária e de Serviços Nossa Senhora Aparecida, a Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras do Projeto Vencer Juntos, de Aracati, a Cooperativa dos Produtores e Agricultores Familiares de Beberibe, a Cooperativa Agropecuária do Trairi e a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Pindoretama.
Durante o evento, o deputado Missias Dias destacou que o cooperativismo é o motor do desenvolvimento do campo e um caminho essencial para combater a fome e a miséria. “É a partir do cooperativismo feito de forma organizada, autônoma, com o trabalho, suor e força do homem do campo, mas também daqueles que vivem na cidade e atuam na economia solidária, que vamos garantir dignidade ao povo brasileiro”, afirmou.
Representando o Sistema OCB/CE, o gerente jurídico da entidade, André Fontenelle, ressaltou a importância do reconhecimento da Alece ao movimento cooperativista. “O gesto da Assembleia Legislativa, ao prestar esta homenagem, reforça o compromisso do Parlamento cearense com os valores e as conquistas do cooperativismo. A Alece é a Casa do Povo, e ver o cooperativismo — que nasce da união, da solidariedade e do trabalho coletivo — ser valorizado aqui tem um significado muito simbólico. Esse reconhecimento motiva todo o setor a seguir contribuindo para o desenvolvimento do Ceará, gerando renda, fortalecendo comunidades e promovendo uma economia mais justa e inclusiva”, destacou.
O Seminário Estadual de Cooperativismo e a sessão solene reforçaram o papel estratégico das cooperativas no fortalecimento da agricultura familiar e na construção de um Ceará mais sustentável e solidário.
Sistema OCB/CE