Equipe com representantes do Amazonas vence o Ideathon CoopsParty Summit 25 com solução de IA voltada ao agro cooperativista
05/11/2025
Projeto de plataforma via WhatsApp desenvolvido por cooperativistas do Amazonas, Sergipe e Rondônia se consagra no evento de inovação do sistema cooperativo.
Na tarde de 31 de outubro, durante os dois dias intensos do CoopsParty Summit 25, realizados entre os dias 30 e 31 de outubro, em Goiânia (GO), a equipe representando a unidade do Amazonas brilhou ao conquistar o 1º lugar na competição de ideias de inovação, o chamando Ideathon CoopsParty Summit.
O Ideathon, promovido pelas unidades estaduais da OCB dentro do evento anual, reúne grupos de cinco participantes, cada grupo com representantes de uma das 27 unidades estaduais. para pensar soluções que inovem no cooperativismo.
A equipe vencedora colocou em prática uma proposta arrojada: uma plataforma integrada ao WhatsApp, alimentada por inteligência artificial, para captar dados de produção dos cooperados. A ideia: a cooperativa cadastra o produtor rural, vincula seu telefone à plataforma; então o bot envia mensagens automaticamente via WhatsApp perguntando “quanto você produziu/plantou/colheu/entregou”, o produtor responde; a IA encaminha esses dados para painel de dashboards que permitem à cooperativa acompanhar em tempo real a produção, gerar relatórios, detectar gargalos e atuar de forma mais estratégica.
Pela unidade do Amazonas participaram os cooperativistas Fernanda Barbosa e Lucas Mesquita, ao lado de Ana Laiza (de Sergipe), Thiago Marçal e Eliasafe da Rocha Mariobo (de Rondônia).
A vitória simboliza não apenas o protagonismo amazonense no movimento cooperativo nacional, mas também reafirma o papel do Sistema OCB/AM como fomentadora de inovação, tecnologia e competitividade no setor. O evento CoopsParty Summit 2025 amplia esse ecossistema ao reunir, segundo divulgação, mais de 1.800 participantes em edições anteriores, com programação focada em negócios, propósito, experiência, inovação e conexão.
Para o Sistema OCB/AM, esse resultado reforça que o cooperativismo pode, e deve, caminhar lado a lado com a transformação digital, sobretudo no ramo agro, onde a conectividade, o dado e a automação se tornam diferenciais estratégicos. A plataforma vencedora, ao tornar mais simples a coleta de dados de produção e ao traduzir esses dados em insights, representa um grande passo para as cooperativas locais: dos processos manuais ao acompanhamento em tempo real e à tomada de decisão mais ágil.
Sistema OCB/AM