Newsletter
Notícias

Centrais do cooperativismo solidário confirmam atividades na COP30

05/11/2025

A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), por meio de suas centrais,  Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária); Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários); Unicatadores (União Nacional de Catadoras e Catadores do Brasil) e Unicrab (União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil), apresenta a agenda de atividades na programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

Para liderar espaços de reflexão e levar os acúmulos do cooperativismo solidário para a COP30, a Unicafes preparou uma atividade que irá marcar a agenda da Zona Azul; a Unicrab/MST, uma atividade na Zona Verde; a Unisol uma atividade no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), além de outras na Universidade da Amazônia (UNAMA); e a Unicatadores duas atividades também no Emílio Goeldi. 

“A expectativa das nossas centrais é muito grande, para participar, colaborar, contribuir, aprender e levar aprendizados, trocar experiências. As nossas quatro centrais vão se fazer presente, vamos levar nossas pautas e também os produtos do cooperativismo solidário”, destaca a presidenta da Unicopas, Claudete Costa. 

Espaços de discussões

“As centrais da Unicopas se organizaram realizando debates internos e externos, envolvendo outros atores da sociedade civil, governos e parlamentos.  Produzimos documentos e oferecemos contribuições coletivas para toda construção nacional neste percurso até Belém. Então, estamos bem preparados para chegar na COP30 e aprofundar mais ainda os temas em questão”, relata o presidente da Unicafes/RS e tesoureiro da Unicopas, Gervásio Plucinski.

Durante a COP30 o Museu Paraense Emílio Goeldi será um dos espaços que irão receber a programação paralela da COP30. Mais de 200 eventos estão previstos, a partir de sábado (8). Serão 14 dias de painéis, palestras, mesas-redondas, encontros de comunidades, oficinas, exposições, entre outros. Nesses dias, a instituição – reconhecida como casa da ciência e dos povos – mantém suas portas abertas ao público, de domingo a domingo, de forma gratuita. 

De 11 a 14 de novembro, a Universidade da Amazônia (UNAMA) será o Território da Economia Popular e Solidária, com diversas atividades para promover mesas de debates, troca de saberes e construção coletiva. 

Zona Verde (Green Zone) cumpre papel fundamental ao aproximar a agenda climática da vida das pessoas. Seu objetivo é promover o engajamento democrático, a pluralidade de vozes e a transparência no debate climático — complementando o trabalho diplomático realizado na Zona Azul (Blue Zone), onde ocorrem as negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais. Nestas duas zonas estão previstos 286 eventos, organizados em quatro auditórios.

Alternativa climática

“O aquecimento global não apenas ameaça o Planeta, mas agrava as desigualdades históricas: populações negras, periféricas e indígenas são as primeiras a sofrerem o impacto de  queimadas, inundações e insegurança alimentar. O racismo ambiental manifesta-se no não reconhecimento do protagonismo dessas comunidades por parte das políticas públicas ou, pior, quando as ameaças climáticas aprofundam a violação de seus direitos”, afirma a Carta Aberta da Unicopas que reúne todas as reflexões e propostas discutidas nas quatro centrais ao longo da preparação da COP30.

Ao fortalecer redes de apoio coletivo e valorizar saberes ancestrais, o cooperativismo solidário cumpre um papel central e insubstituível na construção do desenvolvimento sustetável justo, por meio do empoderamento comunitário, especialmente das mulheres, das pessoas negras, das comunidades rurais, dos territórios quilombolas, dos povos indígenas, de catadores e catadoras de materiais recicláveis, que encontram nas cooperativas espaços de liderança e protagonismo, essenciais para romper ciclos de exclusão. 

Entre as principais pautas da programação das centrais do cooperativismo solidário estão o protagonismo dos catadores de materiais recicláveis, a transição climática justa,  o impacto das mudanças climáticas, o fortalecimento do cooperativismo solidário como modelo de desenvolvimento justo, a reforma agrária, a agricultura familiar e a cooperação internacional. (Veja programação abaixo).

“A expectativa é que a gente continue levando as pautas da COP30 a sério também depois do evento em Belém. O mundo inteiro precisa desse olhar, dessa responsabilidade com o planeta Terra, porque é nele que a gente vive. Vamos realizar as atividades da COP30 dando o nosso melhor aqui no Brasil, recepcionando todas as pessoas, mas fica também o desafio do dia seguinte”, destaca a presidente da Unicopas.

Cooperativismo solidário no Pavilhão do Brasil

Durante a COP30, cooperativas das centrais que integram a Unicopas terão um espaço de comercialização na Zona Verde. O quiosque contará com mais de 200 produtos, de pelo menos 20 marcas do cooperativismo solidário de todas as regiões do Brasil. 

“Para nós do cooperativismo solidário, da agricultura familiar esta será uma grande oportunidade de apreentar nossos produtos num espaço plural, diverso como é a COP30. Teremos ali a presença de inúmeros países, delegações de diferentes continentes, e vamos estar lá apresentando os produtos para essas pessoas que estarão visitando o Brasil e também para o povo brasileiro. Então, acredito que é uma oportunidade ímpar, tanto para as centrais, quanto para as cooperativas”, afirma Gervásio Plucinski.

Acesse a lista completa de produtos e marcas

Entre os produtos disponíveis para a venda ao público, as cooperativas vão oferecer alimentos e bebidas da agricultura familiar, itens de decoração e papelaria, bijuterias, doces artesanais, castanhas, mel e derivados, opções de vestuário como saias, blusas, vestidos, calças e lenços, entre outros. Todos os ítens e peças foram produzidos por cooperativas das centrais da Unicopas: Unicafes, Unisol, Unicrab e Unicatadores. 

Entre as marcas das cooperativas solidárias estarão Justa TramaAlto da ChamadaCoopersaborMãos que pensamCasa ApisCocajupiCooperbem. O cooperativismo solidário também estará presente em outros espaços de comercialização. Veja acima a lista completa de produtos, marcas e cooperativas.

A participação da Unicopas na COP30 representa uma oportunidade valiosa para demonstrar a força e a relevância do cooperativismo na construção de um futuro sustentável e equitativo. 

Agenda de atividades das centrais que integram a Unicopas

12 de novembro – Identidade e articulação em rede

Atividade: Quem somos: as Redes da Economia Solidária no Brasil e na Amazônia

Horário: 14h às 15h30

Local: Universidade da Amazônia (Unama)

Realização: UNAMA | Rede Andorinhas | Fórum Brasileiro de Economia Solidária | UNISOL Brasil

 

Atividade: Economia solidária e universidade: pontes entre saberes e práticas

Horário: 15h30 às 17h

Local: Universidade da Amazônia (Unama)

Realização: UNAMA | Rede Andorinhas | Fórum Brasileiro de Economia Solidária | UNISOL Brasil

13 de novembro – Finanças e consumo para a transição justa

Atividade: Finanças Solidárias e Moedas Sociais: caminhos para uma economia inclusiva

Horário:14h às 15h30

Local: Universidade da Amazônia (Unama)

Realização: UNAMA | Rede Andorinhas | Fórum Brasileiro de Economia Solidária | UNISOL Brasil

 

Atividade: Consumo consciente e circuitos curtos de comercialização

Horário: 15h30 às 17h

Local: Universidade da Amazônia (Unama)

Realização: UNAMA | Rede Andorinhas | Fórum Brasileiro de Economia Solidária | UNISOL Brasil

14 de novembro – Políticas públicas e mercado institucional

Atividade: Compras públicas e mercado institucional: o papel do Estado na valorização da produção solidária

Horário: 14h às 15h30 

Local: Universidade da Amazônia (Unama)

Realização: UNAMA | Rede Andorinhas | Fórum Brasileiro de Economia Solidária | UNISOL Brasil

15 de novembro de 2025

Atividade: Economia circular com protagonismo dos catadores de materiais recicláveis na transição climática justa

Local: Museu Emílio Goeldi, Belém – PA

Horário: 14h às 16h30

Organização: Unicatadores

16 de novembro de 2025

Atividade: Mulheres catadoras e o impacto das mudanças climáticas

Local: Museu Emílio Goeldi, Belém – PA

 Horário: 9h às 10h30

Organização: Unicatadores

17 de novembro de 2025

Atividade: Cooperativismo como solução de fortalecimento das comunidades

Local: Museu Emílio Goeldi, Belém – PA

Horário: horário a confirmar

Organização: Unisol/Justa Trama

 

Atividade: A inclusão socioambiental das catadoras e dos catadores de materiais recicláveis e os impactos na Política do Clima

Local: Pavilhão da DPU, Zona Azul (Green Zone) 

Horário: 14h às 16h30

Organização: DPU

Esta atividade terá a participação da presidenta da Unicopas, Claudete Costa

 

Atividade: A reforma agrária e as soluções populares frente à crise climática

Local: Zona Verde, Auditório Jandaíra, Pavilhão do Brasil, Belém – PA

Horário: 17h30 às 18h30

Organização: Unicrab/MST

19 de novembro de 2025

Atividade: Cooperação internacional para a agricultura familiar e o cooperativismo sustentável no enfrentamento à crise climática

Local:  Blue Zone, Auditório Cumaru, Pavilhão do Brasil, Belém – PA

Horário: 12h30 às 13h30

Organização: Unicafes

Baixe aqui a programação

Informações para a imprensa: [email protected]


Unicopas

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.