Cooperativismo mineiro mais forte na SIC 2025
13/11/2025
O café cooperativo mineiro teve presença marcante na Semana Internacional do Café (SIC) 2025, fortalecendo conexões com outros atores do setor e abrindo novas oportunidades de negócios. Apoiador institucional do evento, o Sistema Ocemg mostrou na feira como a cooperação transforma a produção de café e impulsiona o desenvolvimento sustentável em diferentes regiões de Minas Gerais.
Entre os dias 5 e 7 de novembro, a SIC recebeu mais de 25 mil visitantes de 40 países, contou com 240 expositores – entre eles várias cooperativas – e projetou R$ 200 milhões em negócios. Com estande próprio e participação ativa na programação, o Sistema Ocemg reforçou seu papel de articulador entre o cooperativismo mineiro, o setor produtivo e o poder público.
Durante o evento, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a relevância do café mineiro para os mercados internacionais e a necessidade de avançar na industrialização da cadeia produtiva. “O café de Minas é cada vez mais reconhecido no mundo. Hoje, sabemos que ele é produzido com responsabilidade ambiental, o que é fundamental para acessar os mercados mais exigentes, principalmente a Europa. Precisamos vender o produto acabado, com valor agregado, e não meramente o grão. Minas está na direção correta”.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, apresentou os números da produção cafeeira e destacou o papel das cooperativas para o bom desempenho do setor.
“Minas Gerais é referência nacional quando falamos em café. E isso se deve, em grande parte, à força do nosso cooperativismo, que sustenta a cadeia produtiva com responsabilidade, união e inovação”, afirmou. “O Sistema Ocemg tem papel central nesse processo, promovendo conexões, fortalecendo a produção e mostrando ao Brasil e ao mundo que o café mineiro é sustentável, competitivo e feito por mãos que respeitam o meio ambiente e valorizam quem está no campo”.
Representando o cooperativismo mineiro na abertura da SIC, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, reforçou a importância de valorizar o modelo cooperativista como caminho para o desenvolvimento econômico e social em Minas. “Quando promovemos o cooperativismo, não estamos apenas falando de economia. Estamos falando de valores, de relações humanas e de futuro. E o café é parte disso, é união, é geração de oportunidades”, afirmou.
Articulação institucional
Realizada em Belo Horizonte desde 2013, a SIC consolidou a capital mineira com um dos hubs globais do setor cafeeiro. Um dos organizadores do evento, o CEO da Espresso&CO, Caio Alonso Fontes, ressaltou a importância do apoio institucional da Casa do Cooperativismo Mineiro ao longo da trajetória da feira. “O Sistema Ocemg apoia a SIC desde a primeira edição em Minas Gerais. Essa parceria é fundamental para que o evento cresça com solidez e representatividade. O cooperativismo está presente em toda a cadeia do café, da produção à comercialização”, ponderou.
Este ano, a programação incluiu mais de 25 encontros técnicos, painéis, rodadas de negócios, campeonatos, missões internacionais e áreas temáticas voltadas à experiência sensorial do café.
Veja o que lideranças do setor produtivo e dirigentes cooperativistas disseram sobre a Semana Internacional do Café 2025:
“A SIC é a síntese do que o café representa para o Brasil: transformação, inovação e sustentabilidade. Mais de 25 mil visitantes e uma estimativa superior a R$ 200 milhões em negócios mostram a força do setor. Seguimos unidos para valorizar o produtor rural e fortalecer a nossa agropecuária”.
Antônio Pitangui de Salvo, presidente do Sistema Faemg /Senar Minas
“A cada edição, a SIC consolida Minas como referência global em café. É um espaço de conexão entre produtores, cooperativas, empreendedores e mercados internacionais. A feira valoriza a origem, a inovação e o protagonismo dos pequenos negócios em toda a cadeia produtiva”.
Valmir Rodrigues, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas
“A Semana Internacional do Café é o maior evento da cafeicultura mundial. Representamos mais de 20 mil cooperados, e estar aqui, com nossas coirmãs cooperativas, estreita relações e gera oportunidades. É gratificante ver o crescimento da feira e o apoio de parceiros como o Sistema Ocemg, sempre presente.”
Carlos Augusto de Melo, presidente da Cooxupé
Sistema Ocemg