Newsletter
Notícias

Rodada de negócios conecta cooperativas mineiras ao mercado global do café

13/11/2025

Pela primeira vez, a Semana Internacional do Café (SIC) contou com uma rodada de negócios voltada exclusivamente ao cooperativismo cafeicultor. Realizada no dia 5 de novembro, em Belo Horizonte, a ação foi promovida pelo Sistema OCB por meio do programa NegóciosCoop – Mercado Internacional. Das 12 cooperativas brasileiras participantes, 10 são de Minas Gerais, mobilizadas com apoio do Sistema Ocemg.

Participaram da rodada as seguintes cooperativas mineiras:

?? Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel)

?? Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé)

?? Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam)

?? Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe)

?? Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí (CooperRita)

?? Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais Ltda (Coccamig)

?? Cooperativa dos Pequenos Cafeicultores de Poço Fundo (Coocaminas)

?? Cooperativa de Cafeicultores do Cerrado de Araguari (Coocacer Araguari)

?? Cooperativa dos Produtores do Alto da Serra (Apascoffee)

?? Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda. (Carpec)

Além de Minas, completaram o grupo a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), de São Paulo; e a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), do Espírito Santo. Do outro lado da mesa, estavam dez compradores estrangeiros de países como Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha e Inglaterra.

“O cooperativismo mineiro tem competência, qualidade e organização para competir em qualquer mercado”, afirmou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Essa rodada de negócios internacionais é resultado de uma estratégia que aproxima nossas cooperativas do cenário global e amplia oportunidades concretas de parcerias comerciais. O Sistema Ocemg tem atuado justamente para preparar, apoiar e garantir que essas organizações ocupem espaços relevantes, mostrando ao mundo a força do modelo cooperativo de Minas Gerais”.

 

Negócios sem fronteiras

Além de reunir compradores de seis países e promover o café brasileiro no cenário internacional, a rodada de negócios também foi um exercício de curadoria comercial e preparação estratégica das cooperativas participantes. Para a equipe técnica do Sistema OCB, a ação consolida um modelo de prospecção internacional mais qualificado e direcionado.

“A rodada foi uma oportunidade concreta de conexão com o mercado internacional”, explica Pamella Viana, coordenadora de Negócios do Sistema OCB. “Cada cooperativa passou por uma escuta prévia, que orientou o perfil dos compradores convidados e essa preparação fez diferença. A expectativa agora é que os contatos iniciados durante a SIC se transformem em contratos reais, fortalecendo a competitividade do nosso café no mundo”.

Veja o que os participantes da rodada de negócios internacionais acharam da experiência:

“Foi uma oportunidade estratégica para apresentar o trabalho dos nossos cooperados diretamente a compradores internacionais. Conexões como essa abrem novos mercados e reforçam o compromisso das cooperativas com qualidade e sustentabilidade”.

Tellys Vieira, trader da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé)

“A aproximação entre cooperativas e compradores internacionais é essencial. A rodada facilita esse contato direto e agrega valor ao produtor, que passa a enxergar o resultado do seu trabalho chegando mais longe, com reconhecimento e possibilidade de novos contratos.”

Leonardo Brandão, diretor da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais Ltda (Coccamig)

“A rodada nos permitiu ampliar a carteira de clientes com compradores sérios, de empresas reconhecidas. É uma vitrine qualificada para mostrar a força do cooperativismo e gerar negócios reais com quem valoriza café certificado de origem.”

Eliane Cardoso, diretora-executiva da Cooperativa de Cafeicultores do Cerrado de Araguari (Coocacer Araguari)

“Buscar compradores um a um é um processo demorado. Aqui, conseguimos falar com vários em um só lugar. Essa dinâmica faz diferença, e o apoio do Sistema Ocemg tem sido essencial para levar nossa cooperativa a novos mercados.”

Juarez Carlos Pereira, presidente da Cooperativa dos Pequenos Cafeicultores de Poço Fundo (Coocaminas)

 

Dia de campo

Em outra iniciativa para fortalecer o cooperativismo agropecuário mineiro no cenário global, o Sistema Ocemg promoveu, em parceria com o Sistema OCB, uma visita técnica à Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran), em Pará de Minas. A atividade integrou a missão internacional da SIC 2025 e teve como foco apresentar, na prática, um exemplo do modelo de gestão e produção das cooperativas brasileiras.

Durante a visita, compradores internacionais conheceram a estrutura da Cogran, conversaram com dirigentes e cooperados e acompanharam experiências de gestão, produção e comercialização. A ação também permitiu demonstrar o impacto econômico, social e territorial do modelo, reforçando sua relevância para a sustentabilidade e competitividade do setor agropecuário.

Sistema Ocemg

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.