Newsletter
Notícias

Cooperativa goiana Bordana leva arte e sustentabilidade do Cerrado para a COP30

14/11/2025

A cooperativa Bordana está representando o artesanato e o cooperativismo goiano na 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), em Belém (PA). Nesta quinta-feira (13), a cooperativa realizou a oficina “Bordando o ipê: mulheres do cerrado transformam natureza em arte”, uma iniciativa que convida o público a vivenciar a prática do bordado enquanto reflete sobre a conexão entre cultura, natureza e sustentabilidade.

Como parte da ação, a Bordana distribuiu kits especiais de bordado, contendo tecido com estampa de ipê, linhas e agulha. O objetivo foi oferecer uma experiência prática que simbolize a regeneração do Cerrado, unindo expressão artística à conscientização ambiental. A participação da cooperativa no evento global é viabilizada pelo Sistema OCB, que elegeu o momento como estratégico para a divulgação do modelo de negócio cooperativista.

Para Celma Grace de Oliveira, presidente da Bordana, a oportunidade é de grande relevância. “Olha, para nós da cooperativa Bordana é super importante, é uma alegria enorme estar participando aqui da COP30, por meio do Sistema OCB. É uma grande oportunidade, um momento estratégico para o cooperativismo e para o mundo. Aqui na COP30 nós podemos mostrar para as pessoas o que é o cooperativismo, como ele funciona e a importância desse modelo de negócio”, declarou.

A presidente da Bordana reforçou ainda o compromisso ambiental que vai além da atividade artística. “Nós também temos uma grande preocupação com a preservação do Cerrado. Bordamos o Cerrado e queremos contribuir, colaborar para que o Cerrado continue vivo”, afirmou Celma, detalhando uma ação concreta da cooperativa em Goiânia. “Temos parceria com a ONG Plantadores de Água, onde nós plantamos árvores do Cerrado, junto com eles, no Parque Vereda dos Buritis. Nós também contribuímos financeiramente com eles todos os meses, para que continuem plantando outras árvores, tanto lá no Vereda dos Buritis quanto em outros parques de Goiânia. Eles fazem isso com frequência e não só plantam, mas cuidam das árvores”.

A atuação da Bordana na COP30 serve como um caso prático de como o cooperativismo se alinha aos pilares de uma economia verde e inclusiva. A iniciativa se destaca em três eixos temáticos: a bioeconomia, ao valorizar a cultura local e as riquezas do Cerrado; a inclusão produtiva, ao gerar renda sustentável para mulheres, combatendo situações de vulnerabilidade; e o desenvolvimento territorial sustentável, ao atuar na economia real com responsabilidade social e ambiental.

Sistema OCB

A presença da cooperativa integra uma ampla programação coordenada pelo Sistema OCB durante as duas semanas da conferência. Com atividades nas Blue Zone, Green Zone, Agri Zone e Casa do Seguro, o coop brasileiro busca reforçar seu compromisso com a agenda climática global, apresentando soluções concretas que unem produção sustentável, inovação e inclusão social.

Sistema OCB

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.