Newsletter
Notícias

Sistema Ocemg é reconhecido como um excelente lugar para trabalhar

17/11/2025

A missão de apoiar e fortalecer o cooperativismo mineiro é feita por pessoas. Valorizar esse capital humano passa por garantir um ambiente de trabalho que reflita os princípios e valores que movem o setor. A conquista do selo Great Place to Work (GPTW) pelo Sistema Ocemg confirma que a instituição está no caminho certo, com 86% de aprovação em uma avaliação rigorosa que mensurou cultura interna, relações interpessoais, consistência das lideranças, entre outros indicadores.

O selo é concedido pela consultoria global GPTW a instituições consideradas “um excelente lugar para trabalhar”. Em uma pesquisa confidencial entre os colaboradores, o Sistema Ocemg atingiu índices elevados de confiança, engajamento e pertencimento – elementos centrais da metodologia da certificação, que examina dimensões como integridade, colaboração, justiça e orgulho coletivo (veja box).

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a conquista confirma o que já se percebia nos bastidores: uma trajetória de 55 anos construída com base no respeito mútuo e na escuta qualificada. “Essa certificação traduz como lidamos com quem apoia, diariamente, o cooperativismo em Minas. É o reconhecimento de uma cultura baseada na confiança e na valorização do que temos de melhor: as pessoas”, destaca.

Com o reconhecimento, o Sistema Ocemg se une a 66 cooperativas mineiras que possuem o selo GPTW, representando 23,5% das organizações certificadas no Estado.

 

Primeiras impressões

No começo de uma nova jornada profissional, é comum sentir dúvidas sobre adaptação, clima e acolhimento, mas, para a assistente de Comunicação Institucional Izabely Reis, que está há apenas quatro meses no Sistema Ocemg, o sentimento de pertencimento foi imediato. “Fui muito bem recebida. E o mais impressionante foi que esse acolhimento não estava só no setor onde entrei; as pessoas de todos os setores me deram boas-vindas com um sorriso”, lembra. “Deu para ver que, mesmo em áreas diferentes, todo mundo caminha junto pelo mesmo objetivo: fortalecer o cooperativismo em Minas”.

A escuta ativa, segundo Izabely, é um dos pilares mais visíveis do ambiente organizacional na Casa do Cooperativismo Mineiro. “Aqui, os líderes entendem isso e promovem diálogo, apoio e motivação. Isso faz toda a diferença”, relata.

 

Décadas de cooperação

Do outro lado da linha do tempo está Francisco Gonçalves Filho, gerente de Controladoria, que começou sua trajetória cooperativista aos 15 anos, como office boy. De lá para cá, já se passaram 39 anos. “Quando entrei na Ocemg, éramos apenas oito empregados”, recorda. “Vi a instituição crescer, se estruturar, criar o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo [Sescoop], ampliar projetos e se tornar essencial para o desenvolvimento das cooperativas”.

Segundo ele, o selo GPTW é mais do que uma conquista institucional: é uma confirmação de valores. “A entidade sempre valorizou as pessoas. Capacita, treina, ouve. As cooperativas reconhecem esse trabalho e veem na Ocemg uma parceira estratégica”.

Francisco ainda deixa um recado para quem está começando: “Aqui é um lugar onde vale a pena se dedicar. A instituição valoriza o capital que são as pessoas. A gente aprende, cresce e se sente parte de algo maior”, conclui.

 

O que é avaliado no selo GPTW

A certificação do Great Place to Work é baseada em uma pesquisa anônima com os colaboradores e na análise das práticas culturais da organização. A metodologia avalia cinco dimensões essenciais que compõem o Trust Index™, indicador que mede a confiança no ambiente de trabalho:

Credibilidade: qualidade da comunicação entre lideranças e equipes, percepção de competência dos gestores e integridade nas decisões.

Respeito: oferta de suporte, reconhecimento, bem-estar e oportunidades de desenvolvimento aos colaboradores.

Imparcialidade: senso de justiça, tratamento equitativo, ausência de favoritismos e canais de escuta acessíveis.

Orgulho: sentimento de pertencimento em relação ao trabalho, à equipe e à reputação da organização.

Camaradagem: clima de acolhimento, colaboração e conexão entre as pessoas, com espaço para autenticidade e confiança mútua.

Sistema Ocemg

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.