Sebrae/ES apresenta linha de crédito que pode ser acessada por cooperativas de transporte
19/11/2025
O Sistema OCB/ES realizou o Seminário Estadual do Ramo Transporte, na última terça-feira (18/11), com o apoio do Sebrae/ES. O encontro buscou promover o desenvolvimento, a modernização e o fortalecimento das cooperativas de transporte do Espírito Santo. O evento ocorreu no cerimonial Casa Vilani, em Vitória, com a presença de 90 participantes.
No período da tarde, a primeira palestra teve como tema “Linhas de crédito com fundo garantidor Fampe”, conduzida pelo analista de Ambiente de Negócios e Acesso ao Crédito do Sebrae/ES Rafael Botelho. O convidado falou sobre o Fundo de Aval à Micro e Pequena Empresa (Fampe), uma inciativa do Sebrae criada em 1995. Trata-se de um instrumento facilitador para pequenos negócios acessarem crédito e com garantia complementar.
Ele pode cobrir até 80% do valor do financiamento, dependendo do porte da empresa e da modalidade de crédito, com limites que variam entre R$ 10 mil e R$ 700 mil, conforme o tipo de operação (capital de giro, investimento fixo ou exportação).
“Entre os benefícios estão a redução de custos, por meio de taxas mais competitivas, prazos maiores e a possibilidade de evitar a imobilização de bens como imóveis e veículos. Além disso, o Sebrae oferece orientação técnica durante todo o processo, garantindo mais segurança ao empreendedor”, explicou Botelho.
O fundo pode ser utilizado por cooperativas de transporte, desde que se enquadrem nos critérios de porte e demais exigências do Sebrae e das instituições financeiras conveniadas. Atualmente, as instituições parceiras que operam com o Fampe incluem as cooperativas de crédito Cresol, Sicoob e Sicredi, além dos bancos Bandes, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Novidades e desafios
Durante a palestra, foram apresentadas novidades como o Fampe Mulher, que entrou em vigor em março de 2025. Essa modalidade garante 100% de aval para operações de crédito realizadas por mulheres empreendedoras, por até 24 meses, desde que atendam aos critérios de participação societária ou gestão da empresa.
Outro ponto abordado foi a Comissão de Concessão de Aval (CCA), que busca ampliar os recursos do fundo para novas categorias, além da possibilidade de isenção da cobrança em situações especiais, como calamidade pública.
Por fim, o palestrante citou desafios para ampliar a atuação do Fampe, entre eles: reduzir o tempo entre a solicitação e a liberação do crédito, firmar novos acordos com instituições financeiras, fortalecer ações de renegociação de dívidas e aumentar a divulgação da parceria Sebrae/ES junto às cooperativas e aos bancos.
Sistema OCB/ES