ACI Jovem visita cooperativas goianas para conhecer projeto de nanotecnologia
19/11/2025
Presidente do Comitê da Juventude da Aliança Cooperativa Internacional, o indiano Harsh Sanghani esteve na região Sul de Goiás, no último domingo (16/11). Na Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), o representante conheceu de perto os resultados da aplicação do uso de nanofertilizantes. A tecnologia foi desenvolvida na Índia e já está sendo utilizada por cooperados nos municípios de Pontalina e Piracanjuba, após intercâmbio promovido pela Casa do Cooperativismo Goiano entre os dois países.
A programação, uma parceria entre Central Rede, Complem, Coapil e Sistema OCB/GO, incluiu ainda uma visita à Agropecuária Irmãos Chiari, referência na criação de gado da raça Gir. O objetivo foi apresentar a qualidade genética do rebanho e compartilhar conhecimentos sobre o sistema de produção adotado pela propriedade.
A Índia é o maior produtor de leite do mundo, responsável por mais de um quarto da produção global, com produção de mais de 221 milhões de toneladas por ano, graças a uma rede de aproximadamente 70 milhões de pequenos produtores.
O encontro foi marcado pela troca de conhecimento e a força da intercooperação. Victor Rios, gerente-geral da OCB/GO, acredita que esse relacionamento internacional é resultado do início de um caminho a ser desbravado e que só será plenamente aproveitado com postura colaborativa, ousada e integrada.
“A visita reforçou uma verdade que sempre defendemos: quando as cooperativas se unem estrategicamente, o potencial de crescimento se multiplica. Estar aberto a fazer negócios em conjunto é mais do que uma escolha, é uma vantagem competitiva. A união entre as cooperativas amplia mercado, fortalece posições, gera inovação, melhora a capacidade de negociação e cria oportunidades que, isoladamente, seriam muito mais difíceis de alcançar. Quando atuamos alinhados, com foco e visão estratégica, construímos desenvolvimento real, abrimos novas frentes de atuação e nos posicionamos de forma mais sólida no cenário nacional e internacional”, avaliou.
Fertilizantes
Durante as visitas técnicas, o grupo apresentou os avanços obtidos com o uso dos nanofertilizantes nas lavouras locais. O cooperado da Coapil, Jorge Filho, de Piracanjuba, destacou que alcançou um aumento de 10 sacas por hectare na produtividade do milho após a adoção da tecnologia, reforçando o potencial de inovação e eficiência que ela proporciona ao campo.
Outro cooperado, Edson Faria, também expressou sua satisfação na produção do feijão tipo rajado e reforçou que a safra 2025/2026 também contará com o uso do nanofertilizante. O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva da Complem apresentaram a Harshi Saghani a estrutura da cooperativa com dados e estatísticas desde a sua criação. A Complem é uma das oito cooperativas goianas que integram o projeto de nanotecnologia.
Para a cooperativa, a presença do representante da Aliança Cooperativa reforça seu compromisso em conectar seus cooperados às mais modernas tecnologias disponíveis no cenário internacional, fortalecendo a produtividade, a sustentabilidade e o desenvolvimento do cooperativismo goiano.
Comunicação Complem