Encontro de Contadores: confira os destaques do evento realizado pelo Sistema OCB/ES
24/11/2025
O Sistema OCB/ES realizou, na última quarta-feira (19/11), o Encontro de Contadores, na sede da organização, em Vitória. O evento teve o apoio do Sebrae/ES e contou com a participação de cerca de 60 profissionais da contabilidade. O intuito foi disseminar conhecimentos e promover debates sobre temas relevantes para a classe contábil envolvida com o cooperativismo capixaba.
Veja as fotos!
A abertura do evento foi realizada pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca, que enfatizou a importância da contabilidade no ecossistema cooperativista. “Precisamos usar a contabilidade como um instrumento de inteligência na cooperativa, para desenvolvê-la e tomar decisões corretas. A gente acredita nesse ecossistema, e é por isso que temos feito eventos como esse, nos articulado com parceiros e mapeado escritórios de contadores”, disse.
O gerente também informou que um projeto-piloto do Selo Contador Cooperativista será lançado em janeiro. Os contadores que aderirem à iniciativa constarão como profissionais credenciados no site do Sistema OCB Nacional. “O selo comprovará que aquele contador ou escritório conhece as especificidades do cooperativismo”, explicou Fonseca.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, também deixou um recado. Ele frisou a atuação do Sistema OCB Nacional em defesa das cooperativas no âmbito da Reforma Tributária. “A organização fez o principal. Conseguimos ter um grande avanço na pauta. Já fizemos mais de 50% do nosso trabalho e, em comparação com outros modelos societários, o cooperativismo foi vitorioso nessa agenda. Agora estamos atentos à regulamentação”, compartilhou.
A primeira palestra do dia foi realizada pela analista contábil tributária do Sistema OCB/ES Andréa Silvério, que apresentou um panorama do cooperativismo no Espírito Santo e as ações realizadas pela Unidade Contábil e Tributária (Unicont) da organização estadual. De acordo com ela, a unidade atua emitindo pareceres e informativos contábeis, faz a intermediação de pautas da área com órgãos parceiros e realiza diversos atendimentos de natureza contábil às cooperativas.
Na sequência, o analista de Ambiente de Negócios e Acesso ao Crédito do Sebrae/ES Rafael Botelho realizou uma palestra com o tema “FAMPE como diferencial competitivo: a ponte do contador para garantir crédito e crescimento. O convidado explicou o propósito do Sebrae/ES e como o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) pode ser utilizado por micro e pequenos negócios, incluindo cooperativas que atendam aos requisitos da instituição concedente.
Fechando a programação do período da manhã, Daniel Robbi, subgerente de Setores Econômicos da Sefaz ES realizou a palestra “Panorama da Reforma Tributária”. O profissional explicou os impactos das mudanças na tributação no cenário nacional e estadual, além de esclarecer dúvidas de contadores que atendem cooperativas no Espírito Santo.
Após o almoço, o público assistiu à palestra “Ato Cooperativo na Reforma Tributária”, conduzida pela coordenadora tributária do Sistema OCB Nacional Amanda Oliveira. Ela explicou a defesa realizada pela organização nacional em prol do Ato Cooperativo e o regime específico das sociedades cooperativas, com relação à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
De acordo com Oliveira, a expectativa é que a regulamentação da Reforma Tributária seja publicada em dezembro deste ano, por meio do PLP 108/2024, que normatiza o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Na sequência, aconteceu o painel “Inteligência contábil: ferramentas e integrações de IA no dia a dia profissional”, que ficou a cargo do palestrante, escritor e consultor especializado em tecnologia e empreendedorismo Roberto Dias. O especialista destacou que está havendo um ponto de inflexão na área da contabilidade, devido à popularização de novas tecnologias, como a inteligência artificial generativa. Ele mostrou exemplos reais da IAs sendo aplicadas por contadores brasileiros.
A programação encerrou com o painel “Inteligência artificial aplicada aos serviços contábeis: casos práticos e integrações estratégicas”, realizado pelo especialista em IA e presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Luiz Nóbrega. O profissional apresentou ferramentas de automação e integração e agentes de IA relevantes para os contadores, com o intuito de agilizar tarefas manuais, como a leitura, interpretação, extração e tradução de documentos.
Sistema OCB/ES