Newsletter
Notícias

Sistema OCB/ES prepara cooperativas para lidar com cultura e análise de dados

04/12/2025

Mais uma capacitação ofertada pelo Sistema OCB/ES em 2025 foi concluída! Nessa terça-feira (2/12), a primeira turma do Programa de Cultura e Análise de Dados finalizou os seus estudos, em uma aula presencial realizada na Casa do Cooperativismo Capixaba, em Vitória.

O programa é voltado para gestores e colaboradores de cooperativas capixabas e busca desenvolver uma cultura de dados sólida e estratégica nessas organizações. Os participantes aprendem a utilizar ferramentas e conheceram técnicas de análise de dados para melhorar as tomadas de decisão, otimizar processos, fortalecer a governança e impulsionar o crescimento sustentável das suas coops.

A primeira turma foi formada por 34 alunos, representando nove cooperativas do Espírito Santo, além de colaboradores do Sescoop Nacional e do Sistema OCB/ES. As aulas tiveram início no dia 16 de outubro deste ano. Ao todo, foram realizados cinco encontros virtuais e três presenciais.

Composta por cinco módulos, totalizando 38 horas, a capacitação abordou temas como fundamentos da cultura e análise de dados, coleta e organização de bases, ferramentas, tomadas de decisão baseadas em dados e cultura Data-Driven (orientada a dados, na tradução para o português).

O intuito é que os conhecimentos adquiridos gerem transformações positivas no cooperativismo capixaba. Por isso, durante o último módulo do curso, os participantes construíram um plano de ação para implementar a cultura de dados na sua cooperativa.

Um dos destaques foi a qualidade técnica da capacitação. A metodologia e conteúdo do programa foram desenvolvidos em parceria com a instituição de ensino superior Ibmec. As aulas foram ministradas por Orlando Junior, consultor em Data Sciense e professor de pós-graduação do Ibmec.

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, acredita que a capacitação contribui com a disseminação da cultura Data-Driven nas cooperativas capixabas.

“Ainda temos uma lacuna grande na gestão orientada a dados no cooperativismo capixaba. Preparar as pessoas que trabalham nesse ambiente e que possuem afinidade com o tema é o primeiro passo para estimularmos a cultura de dados no nosso modelo de negócio. Essa capacitação é o início de uma virada de chave”, considera.

Sistema OCB/ES

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.