Encontro dos Contadores de cooperativas traz atualizações da Reforma Tributária
05/12/2025
Estar junto das cooperativas na formação profissional é uma das áreas em que a Casa do Cooperativismo Baiano atua fortemente no nosso estado. Um exemplo dessa atuação é o Encontro dos Contadores Cooperativistas da Bahia, realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Salvador. Na 11ª edição, o evento reuniu na capital baiana dezenas de profissionais da área contábil vinculados as cooperativas na Bahia.
Na abertura do encontro, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, enfatizou o crescimento do cooperativismo no estado que passa necessariamente por diferentes áreas. “Nos próximos anos o segmento na Bahia que vai mais crescer é o cooperativismo. Agora vai depender da gente colocar a mão na massa, ser inteligente, fazer inovações, e ter o compromisso de cada um de nós. E esse crescimento precisa ser com sustentabilidade, e isso significa em todas as áreas jurídico, contábil, econômica, social, financeira”, explicou o dirigente aos presentes.
Parceiro estratégico nas ações voltadas à contabilidade cooperativista no estado, o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia - CRC/BA, prestigiou o evento voltado para a classe profissional. Para o vice-presidente Técnico do CRC/BA, André Luis Barbosa, a atividade gera impactos positivos e contribui para desenvolver o negócio cooperativista, bem como, os profissionais envolvidos. “Você reúne os profissionais a fim de qualificar e trazer a relevância do profissional da contabilidade para o segmento do cooperativismo. Então, é um encontro que faz com que a gente tenha uma motivação a mais para não só qualificar os colegas profissionais, mas fazer com que sejam sensibilizados para uma assertividade melhor no exercício da profissão”, celebrou o dirigente da entidade de representação profissional no estado.
Sistema Desempenho Avaliacoop
Para disseminar as soluções à disposição das cooperativas na Bahia, os participantes receberam informações sobre o programa Desempenho Avaliacoop. Na apresentação, Murilo Baiero, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, detalhou os principais objetivos da ferramenta organizacional voltada ao acompanhamento dos resultados das cooperativas aderentes em relação aos seus indicadores econômicos, contábeis e socioeconômicos.
Por meio da solução, é possível às cooperativas monitorarem sua performance, controlando a utilização de recursos e acompanhando o alcance de metas e diretrizes. Tudo isso permite um maior apoio no processo de transparência, no desenvolvimento da autogestão e do processo decisório. Com a definição das estratégias da cooperativa, baseada na análise de indicadores, a saúde financeira é fortalecida e os riscos são reduzidos.
Impactos da Reforma Tributária
Idealizado para abordar os temas mais atuais e relevantes para a classe contábil cooperativista, o XI Encontro dos Contadores teve na programação espaço dedicado à Reforma Tributária. Com impactos no dia a dia da atividade nas cooperativas, durante o momento, os participantes puderam acompanhar as principais implicações para o trabalho executado pelos profissionais de contabilidade nas cooperativas.
A contadora Camila Andrade Silva avaliou como necessária e importante o conteúdo presente na programação do encontro. “A gente troca o conhecimento, troca ideias, a gente troca as mudanças e as novas oportunidades que estão por vir. O curso específico, se tratando do tema da Reforma Tributária, é super válido. A reforma está na porta, a gente precisa estar se aperfeiçoando, se qualificando, estudando acima de tudo, para entender os processos das novas atualizações. E no segmento cooperativista não é diferente. É onde existe tributação, legislação específicas e que precisamos estar mais engajados nesse entendimento”, refletiu a coordenadora do setor fiscal da Cooperativa de Produtores Agrícolas de Roda Velha - Copagro, sediada em Barreiras.
Para a contadora Rute Roberta, o evento foi importante por permitir uma atualização na legislação tributária voltada para as cooperativas. “A importância do evento, na condição de contadora hoje, é justamente ter essa oportunidade diante de uma reforma tão grande que o Brasil enfrenta. Tudo que está se apresentando de novo, de moderno, de mudanças mesmo, de atualização tributária. Além disso tem o que o mercado está reservando de novidade para as cooperativas, não só de trabalho, como as de transporte de todos os outros ramos”, explicou a profissional contábil.
Comissão de Contabilidade de Cooperativas da Bahia
Instituída no âmbito do CRC/BA, a Comissão de Contabilidade de Cooperativas da Bahia tem papel preponderante na proposição de ações como do Encontro dos Contadores. Compete à mesma ampliar o conhecimento da temática cooperativista junto aos profissionais de contabilidade, através de treinamentos, fóruns, encontros, palestras e seminários, dentre outras relacionadas à entidade de classe e as sociedades cooperativas.
O coordenador da Comissão de Contabilidade no CRC/BA, Valmir Lima Silva, fez um balanço positivo do evento, a partir das atribuições incumbidas ao órgão. “Concluímos o 11º Encontro dos Contadores, promovido pelo Sistema Oceb, em parceria com o CRC/BA, por meio da Comissão de Cooperativas. O encontro tem bastante relevância em função de promovermos a educação profissional continuada dos contadores de cooperativas. Essa aproximação, que é um dos objetivos da nossa comissão, e, tem como objetivo principal, elevar o nível dos serviços contábeis prestados às nossas cooperativas”, finalizou o também gerente de Serviços Centralizados do Sicoob Central BA.
Para participar deste e outros eventos promovidos pelo Sistema Oceb fique atento às divulgações em nosso portal na internet e nossas redes sociais @sistemaoceb .
Sistema OCB/BA